São Paulo – O destaque desta semana é o NYT VR. O app é um experimento de realidade virtual do jornal New York Times. É possível assistir a reportagens de vídeo usando o smartphone. A opção é ver na tela de forma simples ou dentro do Google Cardboard. Ainda temos mais cinco opções na nossa galeria. Veja a seguir.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone NYT VR, lançado nesta semana pelo New York Times, traz a tecnologia de realidade virtual à cobertura jornalística. O app contém textos, fotos e vídeos de reportagens especiais. A primeira delas é sobre refugiados na Ucrânia, no Líbano e no Sudão do Sul. Os vídeos são em 360 graus. Basta movimentar o smartphone para ver o ambiente em volta enquanto a história é narrada. Quem tiver os óculos de realidade virtual Google Cardboard pode usá-los para tornar a experiência mais imersiva. O app oferece acesso livre a dez matérias do NYT. Para ir além disso, é preciso pagar uma assinatura que custa desde 3,75 dólares por semana.
Grátis (mas com assinatura), em português, para Android e iPhone (pré-instalado) O Music é o serviço de streaming de músicas criado e lançado pela Apple. Depois de priorizar inicialmente Macs e iOS, nesta semana a empresa lançou o app do Apple Music para Android—promessa que havia feito no anúncio do serviço de streaming. Com um visual bacana, o acervo é similar aos de outros serviços do tipo. Um diferencial é a rádio Beats, que fica ao vivo com DJs de vários pontos do mundo. É uma aposta interessante da Apple, trazendo um modelo antigo a uma nova mídia. Nos três primeiros meses, o uso é grátis, depois disso é preciso pagar uma assinatura de 9,99 dólares.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Yop é um app para quem procura oportunidades de comprar e vender objetos novos ou usados. Ao fazer o cadastro, o usuário deve dizer áreas de interesse para que as sugestões sejam certeiras—comigo, foram pouco certeiras, já que o app me ofereceu sapatos femininos. Dentro, é possível fazer buscas por produtos divididos por categorias, como eletrônicos, roupas, etc. O app oferece um chat para discussão das negociações, o que facilita o contato entre comprador e vendedor.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O Firefox é um dos navegadores de maior sucesso do mercado. Mesmo assim, ele não tinha versão disponível para usuários de iPhone. Mas isso está mudando. Nesta semana, a Mozilla colocou na iTunes o navegador. Ele tem funções como navegação em abas privadas ou sincronização com as contas Firefox. Ele continua disponível para o sistema Android.
Grátis, em português, para Android O MT é um app para quem quer treinar o cérebro. Ele tem uma série de games que ajudam no treino de habilidades cognitivas. No início do cadastro, o app pergunta quais são os objetivos ao usar o serviço. Ele sugere exercícios baseados nessa escolha do usuário. O MT (que quer dizer Mente Turbinada) tem um plano grátis, que funciona por tempo limitado. Os planos podem ser adquiridos anualmente, semestralmente ou trimestralmente. O app está disponível para Android. A empresa disse que versões para iPhone e Windows Phone estão a caminho.
Grátis, em português, para Android e iPhone O app de paquera Tinder soltou uma atualização importante nesta semana. Agora, o app mostra informações extras sobre os potenciais contatos. Alguns dados sobre estudos e trabalho podem ser adicionados ao perfil dos usuários. A ideia é facilitar a busca por outra pessoa que combine com o usuário. A atualização também traz uma nova interface para a central de mensagens do aplicativo.
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão