Tecnologia

50% das crianças usarão touchscreen em 2015

São Paulo - Até 2015, metade dos computadores adquiridos por usuários com menos de quinze anos terão telas sensíveis ao toque, de acordo com a previsão da consultoria Gartner. Leslie Fiering, a autora do estudo e vice-presidente de pesquisas da empresa, prevê que este tipo de computador, com interações diretas na tela pelo toque do […]

Gartner diz que uma geração de consumidores de telas sensíveis ao toque está sendo formada: até 2015, mais da metade das escolas americanas terão dispositivos ´touch´ (.)

Gartner diz que uma geração de consumidores de telas sensíveis ao toque está sendo formada: até 2015, mais da metade das escolas americanas terão dispositivos ´touch´ (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - Até 2015, metade dos computadores adquiridos por usuários com menos de quinze anos terão telas sensíveis ao toque, de acordo com a previsão da consultoria Gartner.

Leslie Fiering, a autora do estudo e vice-presidente de pesquisas da empresa, prevê que este tipo de computador, com interações diretas na tela pelo toque do dedo ou por caneta, estará diretamente ligado à prática educacional no futuro próximo.

Nos Estados Unidos, diz a pesquisadora, os computadores touchscreen estarão presentes em mais da metade das escolas nos próximos cinco anos, podendo chegar até 75% delas caso haja um investimento maior.

Para os analistas do Gartner que desenvolveram o estudo, daqui dez ou quinze anos, toda uma geração terá crescido acostumada a trabalhar nos dispositivos touchscreen - em 2009, segundo a pesquisa, 2% dos usuários de menos de quinze anos adquiriram PCs do gênero, número que deverá saltar já em 2010 com a expansão dos tablets.

Grande parte da popularização dos computadores sem teclado e com tela sensível ao toque dependerá do sucesso da Apple e de outros fabricantes de tablets, segundo o estudo, que podem "sensibilizar" o mercado.

O progresso da tecnologia, dizem os analistas, será mais "evolucionário" do que "revolucionário", pois nenhuma aplicação hoje é capaz de mudar o mercado da noite para o dia; mas, em contrapartida, o touchscreen pode trazer uma interface com melhorias no modo de uso e com preço menor, atraindo de vez o consumidor padrão.

Dizem os analistas que, assim como acontece muitos avanços tecnológicos, a adoção do touchscreen será liderada pelos consumidores e gradualmente fará parte do mundo empresarial.

Segundo as previsões Gartner, em quinze anos, menos de 10% dos PCs vendidos para companhias terão telas sensíveis ao toque.

Acompanhe tudo sobre:InovaçãoTendências

Mais de Tecnologia

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista

Galaxy S23 FE: quanto vale a pena na Black Friday?