LG: sul-coreana desistiu do segmento de celulares após perdas bilionárias (Igor Golovniov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)/Getty Images)
Lucas Agrela
Publicado em 5 de abril de 2021 às 05h55.
Última atualização em 5 de abril de 2021 às 11h27.
A sul-coreana LG anunciou o fim da sua visião de celulares nesta segunda-feira (5). A área perdeu bilhões de dólares nos últimos seis anos e a empresa decidiu deixar o setor visando uma melhora na saúde financeira. Ao longo da sua história, a LG lançou dezenas de celulares no Brasil e no mundo e alguns deles marcaram época, seja pela inovação ou pelo volume de vendas. Veja, a seguir, a seleção de EXAME dos dispositivos da LG que fizeram parte da história do mercado global de celulares.
O LG K9570 Cookie foi uma febre no mercado brasileiro quando ele foi lançado em 2009, custando cerca de 400 reais. O aparelho possuía uma tela sensível ao toque que funcionava prioritariamente com a interação por uma caneta inteligente. O sistema operacional não era o Android adotado pela LG anos mais tarde em seus smartphones. Portanto, a oferta de aplicativos para o dispositivo era limitada.
O LG G5 foi um smartphone com sistema Android que chegou na onda dos acessórios mirabolantes. O movimento era inspirado no Phonebloks, um projeto open-source de celular modular, que poderia ter peças trocadas para montar um produto personalizado. O G5 não chegava a tanto, mas permitia o uso de acessórios, como uma câmera digital, uma câmera que filmava em 360 graus e um alto-falante mais forte do que o que já equipava o dispositivo.
O LG G4 foi um dispositivo topo de linha lançado em 2015. Seu principal destaque era a tela, que tinha um display com revestimento de pontos quânticos para melhorar a fidelidade de cores. A tecnologia foi logo adotada pela concorrente Samsung em TVs do segmento de luxo.
Na onda dos celulares com telas dobráveis, como o Samsung Galaxy Fold, a LG surfou de outra maneira: a fabricante lançou um acessório para o seu aparelho topo de linha LG G8 que dava a ele uma segunda dela. Como um flip, o aparelho se fechava lateralmente.
No começo de 2021, a LG anunciou o LG Wing, seu último esforço para impulsionar a divisão de smartphones por meio da inovação. O diferencial do aparelho era o fato de ele ser giratório. O LG Wing tinha apelo para a produtividade. O aparelho permitia ver as notificações na parte de baixo da tela, enquanto outro aplicativo seja executado na parte de cima, como um vídeo, por exemplo. O produto também permitia realizar qualquer outra tarefa na primeira tela, mesmo quando o usuário estiver em uma ligação de áudio ou vídeo na outra tela. A tela do celular girava 90 graus em sentido horário para permitir o uso multitarefa.