São Paulo — Nesta semana, testamos o Bump, app que permite transferir fotos, documentos e contatos de um smartphone a outro apenas aproximando os aparelhos. Também avaliamos as novas versões dos aplicativos do Flickr e da Netflix. Completamos os apps da semana com um baterista digital para iOS e uma coleção de infográficos sobre o câncer.
Grátis, em português, para iPhone e Android O Bump facilita a troca de informações entre dois dispositivos diferentes. Com ele, basta dar uma batidinha com o smartphone num tablet ou em outro smartphone (que também deve ter o app instalado) para enviar ou receber uma foto, contato ou documento de até 30 megabytes. Também é possível transferir arquivos do dispositivo móvel para um PC ou vice-versa. Os dados transitam via internet. O Bump funcionou razoavelmente bem em nossos testes, mas ele tem algumas falhas, como não permitir o cancelamento de uma transferência malsucedida.
Grátis, em português, para iPhone e Android No superpovoado mundo dos apps para fotografia, o do Flickr consegue se destacar pelo layout elegante e pelas ferramentas funcionais. Ele permite fotografar, ajustar as imagens, aplicar efeitos e enviar as fotos para o site. Também possibilita compartilhá-las no Facebook, no Twitter, no Tumblr e por e-mail. O app para iPhone ganhou uma atualização nesta semana e ficou mais rápido. De ruim, só o fato de não haver uma versão para iPad.
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android, Windows Phone e Windows 8/RT O app da Netflix ganhou uma atualização em sua versão para iOS nesta semana, com melhoramentos na interface. Ele dá acesso a centenas de filmes e séries de TV que podem ser vistos por streaming. Para isso, paga-se uma mensalidade de 15 reais. Só não espere encontrar lá filmes que acabaram de ser exibidos no cinema. O acervo é formado por títulos mais antigos.
Em português, para iPhone (2,99 dólares) e iPad (6,99 dólares) Se você canta ou toca algum instrumento musical e gostaria de ter um baterista para acompanhá-lo, o DM1 – The Drum Machine pode agradá-lo. Esse app poderoso é capaz de simular 86 kits de bateria diferentes e permite programar sequências rítmicas complexas. A interface gráfica imita as drum machines dos anos 80 e o som tem qualidade profissional. Mas é bom notar que é preciso investir algum tempo em aprendizado para dominar os muitos recursos do aplicativo.
Grátis, em português, para iPhone/iPad O Atlas da Oncologia, da indústria farmacêutica Novartis, é dirigido principalmente aos médicos. Mas também pode ser útil para outras pessoas em busca de informações sobre o câncer. O app é uma coleção de infográficos que ilustram a atuação do câncer no organismo em seus diferentes estágios. Ele cobre diversos tipos de câncer – como de mama, rim e pulmão – e técnicas de diagnóstico e tratamento da doença.
7. Agora veja cinco apps para consultar mapas, ver a previsão do tempo, passear em parques, jogar e fazer dobraduras de papelzoom_out_map