São Paulo — Com o iOS 6, que chega junto com o iPhone 5, a Apple vai eliminar o app para acesso ao YouTube do iPhone e do iPad. Mas o Google já se antecipou liberando seu próprio aplicativo do YouTube para o iOS, que analisamos. A seleção da semana de EXAME.com traz, também, o Pocket, utilitário para salvar fotos, textos e vídeos da web e vê-los depois, sem necessidade de acesso à internet. Destacamos, ainda, o Franquias, que lista centenas de opções para quem quer abrir uma franquia; e o Ana Gourmet, que traz a assinatura da apresentadora Ana Maria Braga. Completamos a lista com o app para apresentações SlideShark.
Grátis, em português, para iPhone (3GS ou posterior) e iPod touch (3ª geração ou mais recente) O Google liberou, nesta semana, seu aplicativo do YouTube para o iOS. O app mostra anúncios antes dos vídeos, como já acontece com o YouTube no PC. Em compensação, dá acesso a um acervo maior de vídeos, incluindo muitos do site VEVO. Clipes musicais das principais gravadoras são oferecidos oficialmente nele. O usuário também ganha um menu para acesso rápido aos canais que assinou. O sistema de busca inclui o recurso de autocompletar, inexistente no antigo aplicativo da Apple. E o novo app traz funções para compartilhar vídeos via Google+, Facebook, Twitter, e-mail e SMS. Somando tudo, a experiência navegar no YouTube no iPhone fica mais parecida com a que têm os usuários do Android. Mas ainda há trabalho a fazer: embora funcione no iPad, o app não está otimizado para uso no tablet da Apple.
Grátis, em português, para iPhone/iPad/iPod touch (iOS 5 ou posterior) e Android Como o nome sugere, o Franquias é um guia de bolso para quem pretende montar uma empresa pelo sistema de franquia. O app lista mais de 500 opções em 18 categorias como alimentação, serviços automotivos, cosméticos e escolas de idiomas. Estão lá marcas conhecidas como Habib’s, Fisk, McDonald’s e Chilli Beans. Para cada uma delas, o aplicativo informa a taxa de franquia e o investimento necessário, além de fornecer uma descrição sucinta e os contatos do franqueador. O app é útil para ter uma ideia das opções disponíveis. Mas quem for mesmo investir numa franquia vai ter, é claro, de buscar mais informações em outras fontes.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad/iPod touch (iOS 5.0 ou posterior) e Android Você encontrou um artigo interessante na web e quer guardá-lo no tablet ou no smartphone para ler depois, num lugar onde não há acesso à internet? Essa é a proposta do Pocket (antes chamado Read It Later) que ganhou uma atualização há poucos dias. A nova versão é compatível com mais aplicativos, permitindo salvar textos, fotos e vídeos de dentro deles. A lista inclui apps populares como Flipboard, Twitter, Pulse e Chrome. O usuário pode salvar os artigos de várias maneiras. Pode-se mandar o link da página por e-mail, usar um “bookmarklet” no browser ou salvar o conteúdo num PC para ler depois no dispositivo móvel. Segundo os autores, o Pocket já tem mais de 5 milhões de usuários que armazenaram 350 milhões de artigos.
Grátis, em inglês, para iPhone, iPad e iPod touch O SlideShark é um prático app para quem quer carregar e exibir, no tablet ou no smartphone, apresentações criadas no PowerPoint, da Microsoft, e em outros aplicativos compatíveis. Disponível antes apenas para o iPad, ele chega, agora, ao iPhone. Conectar o smartphone a um projetor ou televisor (via adaptador HDMI ou AirPlay), é possível exibir as imagens numa tela grande. O SlideShark mostra corretamente as animações, fontes de caracteres, cores e gráficos nas apresentações. Os arquivos são armazenados na nuvem e compartilhados com outras pessoas. Cada usuário tem direito a 100 megabytes de espaço gratuito para suas apresentações. Pagando uma taxa anual, pode-se ampliar o espaço ou liberar o acesso a múltiplos usuários.
Grátis, em português, para iPhone/iPad/iPod touch (iOS 5 ou posterior) e Android Publicar fotos de comida no Facebook parece ter virado um hobby popular. Ele até rendeu um vídeo bem humorado sobre o iPhone 5. Se você é dessa turma que gosta de mostrar aos amigos seus pratos prediletos, pode gostar do Ana Gourmet, aplicativo que traz a assinatura da apresentadora Ana Maria Braga. A app funciona como uma rede social especializada em comida. O usuário fotografa os alimentos e publica as fotos junto com a localização do restaurante ou bar onde está. Outras pessoas podem curtir as imagens (clicando no botão Humm) e recompartilhá-las. Também é possível seguir usuários e ver as atualizações deles. O app é bem elaborado e funciona como esperado. Mas não vai além disso. Não há receitas, por exemplo.
7. Agora veja as análises dos apps Câmera do Facebook, Quora, Grooveshark, Mixel e Sommzoom_out_map
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão