São Paulo — Depois de ir ao espaço, os Angry Birds chegam a uma galáxia muito, muito distante. Angry Birds Star Wars já é apontado como o melhor jogo da série. Além dessa estreia, temos, entre os apps da semana, quatro títulos que ganharam atualizações. O brasileiro TeleListas recebeu retoques na interface. O Tumblr passou por uma reforma geral. O Facebook agora permite publicar múltiplas fotos numa única operação. E nosso app de astronomia predileto, o Pocket Universe, incorporou uma série de recursos novos. Com exceção do último (que está disponível apenas para iPhone e iPad), os apps têm versões para iOS e Android, e três deles existem também para outras plataformas.
Em inglês, para iPhone (0,99 dólar), iPad (2,99 dólares), Android (grátis / 6,08 reais), Windows (4,95 dólares) e Mac (4,99 dólares) Liberado nesta semana, Angry Birds Star Wars dá, aos pássaros irados, novas armas e habilidades. Red se torna Luke Skywalker e passa a golpear obstáculos com seu sabre de luz. Yellow vira Han Solo e dispara lasers. E todos enfrentam King Pig que, como Darth Vader, comanda as tropas imperiais suínas. Em 80 níveis, a ação vai do planeta Tatooine à temida Estrela da Morte. A música de John Williams e o som dos sabres de luz também estão presentes.
Grátis, em português, para iPhone, Android e Windows Phone O TeleListas é a versão moderna das antigas listas telefônicas. Ele fornece números de telefones fixos de todo o país e informações de estabelecimentos comerciais. São dados do site TeleListas.net, também disponíveis na web. Segundo a empresa, eles incluem 30 milhões de números de telefones (mas o mecanismo de busca não é muito inteligente e, às vezes, a pesquisa se torna trabalhosa). O app também mostra estabelecimentos comerciais nas redondezas, incluindo pontos de táxi, caixas eletrônicos, postos de combustível e estacionamentos. O usuário pode avaliar esses estabelecimentos e ver comentários de outras pessoas.
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e Windows Phone O Facebook atendeu a uma antiga reivindicação dos usuários. Agora, a versão para iPhone e iPad de seu aplicativo permite publicar múltiplas fotos numa única operação. Antes, essa facilidade só estava disponível no app Câmera do Facebook, específico para fotografia. O recurso de mensagens instantâneas também melhorou. Agora, basta deslizar o dedo para a esquerda para ver quem está online. As pessoas com quem você mais se comunica aparecem no topo da lista. Alguns usuários têm relatado falhas ao fazer o login, mas o app funcionou sem problemas em nossos testes. As versões para Android e Windows Phone, atualizadas em outubro, não têm novidades nesta semana.
Grátis, em português, para iPhone e Android O Tumblr fez uma reforma geral em seu app para iPhone e Android. Entre as novidades estão fotos exibidas em tamanhos maiores e novas notificações que mostram quais postagens receberam comentários, foram republicadas ou marcadas como favoritas. O app também reconhece mais gestos. Deslizando o dedo para a direita, por exemplo, volta-se à tela anterior. Quando se toca e segura uma foto ou link, surgem mais opções. Além disso, segundo os autores, o app para iOS é, agora, 100% nativo, o que o torna mais rápido. O Tumblr hospeda 75 milhões de blogs, com 32 bilhões de posts. A cada dia, 70 milhões de novas publicações são enviadas aos servidores da empresa.
1,99 dólar, em inglês, para iPhone/iPad O app de astronomia Pocket Universe ganhou diversas novidades nesta semana. Há novas texturas aplicadas ao céu, aos planetas e à Lua, além de controles redesenhados que ocupam menos espaço. O app também passa a oferecer mais sugestões de objetos interessantes para ser observados no céu. E há gráficos que mostram a disposição das luas de Júpiter e Saturno. O Pocket Universe usa o sistema de localização e a câmera do iPhone ou iPad para identificar astros e constelações. Mostra a posição de planetas, da Estação Espacial Internacional e de mais 90 mil estrelas. Traz, ainda, informações sobre chuvas de meteoros e outros eventos.
7. Agora veja apps para encontrar o caminho e os amigos, pesquisar no Google, despertar, guardar senhas e gerenciar o plano de dadoszoom_out_map
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão