Tecnologia

5 milhões de iPhones já foram desbloqueados com o Evasi0n

O sistema de jailbreak Evasi0n permite instalar apps proibidos pela Apple no iPhone e no iPad. Ele já foi usado em mais de 7 milhões de dispositivos


	iPhone: o Evasi0n é o primeiro sistema de desbloqueio liberado publicamente para o iOS 6 e 6.1
 (Reprodução)

iPhone: o Evasi0n é o primeiro sistema de desbloqueio liberado publicamente para o iOS 6 e 6.1 (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 9 de fevereiro de 2013 às 15h23.

São Paulo – Liberado nesta semana, o Evasi0n, novo sistema para desbloqueio do iPhone, do iPad e do iPod touch, vem se mostrando imensamente popular. O jailbreak (literalmente, “fuga da prisão”), como é conhecido o procedimento de desbloqueio, permite instalar aplicativos proibidos pela Apple no aparelho.

Jay Freeman, que administra o Cydia – uma espécie de App Store alternativa – disse ao site Forbes que, até quinta-feira à noite, já havia registrado 5,2 milhões de iPhones, 1,4 milhão de iPads e 400 mil iPod touches desbloqueados pelo Evasi0n. Somando tudo, são 7 milhões de dispositivos com Evasi0n que se conectaram ao Cydia em apenas quatro dias. 

Não é de hoje que usuários de iPhone e iPad desbloqueiam seus dispositivos. Na época em que só a AT&T americana vendia o iPhone, a manobra servia para tornar o smartphone compatível com outras operadoras. Hoje, a principal motivação para o jailbreak é instalar apps proibidos pela Apple. A empresa, como se sabe, administra os dispositivos com mão de ferro. Só aplicativos publicados na loja oficial App Store são permitidos. E é a Apple quem decide se um app pode ou não ser publicado. 

No mundo livre dos dispositivos desbloqueados, o usuário instala o que quer. Mas corre mais riscos, já que a chance de que um aplicativo nocivo entre no smartphone ou tablet é maior. Além disso, o jailbreak nem sempre funcionou bem. Muitos dos métodos empregados no passado eram do tipo “thetered”. Se o usuário desligasse seu iPhone, precisaria conectá-lo ao computador para um novo desbloqueio (não é o caso do Evasi0n, que funciona de maneira autônoma).


A Apple sempre se pronunciou contra o jailbreak que, segundo ela, anula a garantia do aparelho. Além disso, sempre que lança uma nova versão do iOS, a empresa trata de fechar a brecha por onde o desbloqueio é feito. Cada versão do sistema exige um software de desbloqueio específico. Por isso, Steve Jobs disse, certa vez, que o jailbreak é um jogo de gato e rato.

A Apple tem ampliado sua vantagem com o tempo. O jailbreak do iOS 6 demorou mais para ser desenvolvido que os de versões anteriores do sistema. O Evasi0n, produzido pelo grupo hacker evad3rs, funciona com iOS 6.0 e 6.1. Mas não há certeza de que vá funcionar com versões futuras do sistema.

Para usá-lo, instala-se um aplicativo num computador com Windows, Mac OS X ou Linux. Depois, por meio do cabo USB que acompanha o iPhone e o iPad, conecta-se o dispositivo ao computador para fazer o jailbreak. O processo todo demora menos de 5 minutos. E, claro, quem decidir realizá-lo estará fazendo isso por sua própria conta e risco.

Acompanhe tudo sobre:AppleAppsApps para iPadApps para iPhoneCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaHackersiPadiPhoneSmartphonesSoftwareTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro