- 
                    1. 5 GHz
                    zoom_out_map
                    
1/7  (Divulgação)
A internet da sua casa pode funcionar na frequência 2,4 Ghz, que é usada por roteadores padrão N, populares nos últimos anos. Porém, os aparelhos que transmitem internet também em 5 GHz são numerosos no mercado e isso pode ser mais vantajoso para ter uma boa qualidade de conexão. 
INFO reuniu os prós e contras dessa frequência. Confira a seguir.
 
                
                  - 
                    2. Menos interferências
                    zoom_out_map
                    
2/7  
Quase tudo que utiliza radiofrequência opera em 2,4 GHz. Alguns exemplos são dispositivos Bluetooth e telefones sem fio. Por conta disso, a interferência é inevitável. Até mesmo o micro-ondas da sua casa pode interferir com a sua rede, causando perda de informações e até mesmo diminuindo o desempenho da transferência de dados. Esse tipo de problema é recorrente em condomínios e regiões empresariais. A frequência 5 GHz é livre disso.
A frequência de 2.4GHz permite, no máximo, 3 redes sem fio dividam o mesmo espaço sem sofrer interferências. Já na frequência de 5GHz é possível que mais de 20 redes operem livres de interferência entre si, proporcionando maior desempenho e melhor experiência do usuário, disse a INFO Fábio Appel, gerente de produtos da TP-Link.
 
                
                  - 
                    3. Maior largura de banda
                    zoom_out_map
                    
3/7  (Divulgação)
A nova tecnologia 802.11ac permite atingir altas velocidades de transferência de dados trabalha em 5GHz, afirmou Appel. 
Roteadores com Wi-Fi ac, por definição, têm maior largura de banda, o que implica maior velocidade de transferência de dados. Em termos simples, a internet é como a água que passa em uma mangueira. Se o diâmetro da mangueira for maior, mais água a percorrerá em um segundo. 
Um exemplo disso é o roteador D-Link DIR-890L, recentemente testado no INFOlab. A velocidade em 2,4 GHz é de 600 Mbps, enquanto em 5 GHz esse número chega a 1 300 Mbps (em cada uma de suas duas bandas).
 
                
                  - 
                    4. O alcance
                    zoom_out_map
                    
4/7  (Reprodução/MetaGeek)
O alcance da frequência 5 GHz é mais limitado do que o da 2,4 GHz. Como a frequência da onda é maior, o seu comprimento é menor   e mais suscetível a refração, difração e reflexão se houver barreiras físicas no ambiente. Quanto mais denso o material, como uma parede de concreto, pior. E, claro, chumbo também vai atrapalhar a sua conexão com a internet.
 
                
                  - 
                    5. Dual band
                    zoom_out_map
                    
5/7  (Divulgação)
Todos os roteadores de marcas como a TP-LINK, a D-Link e a Apple que operam na frequência de 5GHz são dual band. Sendo assim, eles também operam em 2.4GHz simultaneamente permitindo que os dispositivos que ainda não trabalham em 5GHz conectem-se também à rede Wi-Fi.
 
                
                  - 
                    6. O beam forming
                    zoom_out_map
                    
6/7  (Divulgação)
Os roteadores com Wi-Fi ac oferecem uma vantagem interessante aos usuários. Por padrão, eles têm um recurso chamado beam forming. O que ele faz, basicamente, é identificar a posição de um dispositivo conectado e direcionar o sinal para ele, melhorando a qualidade da conexão.
 
                
                  - 
                    7. O preço
                    zoom_out_map
                    
7/7  (Divulgação)
O preço de roteadores com Wi-Fi padrão ac é mais alto do que os com Wi-Fi n e o mesmo vale para produtos como smartphones e notebooks. Por exemplo, um Moto G tem Wi-Fi n, enquanto um Moto Maxx tem Wi-Fi ac.
Entretanto, o preço mais alto pode ser justificado pelo fato de que você terá um produto atualizado por mais tempo.