São Paulo — Entre as novidades da semana na App Store da Apple, destacamos o Gabi, aplicativo inovador que permite filtrar o conteúdo do Facebook e visualizar só o que há de melhor no iPhone. Outro recém-chegado, o AurynCam (na imagem), mostra que ainda há o que inventar na área de efeitos artísticos para fotos. Completam a seleção três apps simples, mas que podem ser muito úteis em situações específicas: Beats Plus, Dice e OnibusSP. Clique nas imagens para ver os aplicativos.
0,99 dólar, para iPhone e iPod touch com iOS 5.0 ou mais novo, em inglês Para quem acha que há excesso de conteúdo inútil no Facebook, o app Gabi oferece uma maneira de filtrar posts, fotos, links e até amigos. O app mostra só os itens que satisfazem a determinados critérios. A escolha é feita por meio de perguntas como estas:
Quais amigos têm mais contatos na rede?
Quais fotos foram curtidas por mais gente?
Que links foram mais compartilhados?
O usuário constrói suas próprias perguntas selecionando palavras com os dedos. As respostas aparecem numa tela dividida em três faixas. Tocando numa delas, veem-se os itens que respondem à pergunta. No caso das fotos, por exemplo, basta ir rolando a tela com os dedos para ver as selecionadas. O Gabi também possibilita visualizar apenas o conteúdo publicado no mesmo dia ou na mesma semana.
3. AurynCam transforma fotos em pinturaszoom_out_map
3/6(Reprodução)
Grátis, em inglês, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPad, e iPod touch (3ª e 4ª gerações) O AurynCam é um aplicativo de fotografia que cria imagens com a aparência de pinturas e desenhos. Para isso, primeiro é preciso fotografar alguma coisa (não é possível aplicar os efeitos em fotos já existentes no iPhone). Depois, gira-se um seletor para escolher entre 19 efeitos artísticos. Também é possível selecionar um esquema de cores, recortar a foto e acrescentar uma moldura. No final, há a opção de compartilhar a imagem no Twitter ou no Facebook. Também é possível ver, curtir e comentar fotos feitas por outros usuários.
Grátis, em inglês, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPad, e iPod touch (3ª e 4ª gerações) O Beats+ Lite (Instant Drum Loop Machine) é uma coleção loops de bateria que podem ser usados como acompanhamento ao cantar ou tocar um instrumento musical. O app é muito fácil de usar. Basta escolher um padrão rítmico e ajustar o andamento. Ele vem com dois pacotes de loops. O primeiro inclui 16 padrões de estilos como rock, blues e jazz. O segundo traz 22 loops para pop-rock. O app é oferecido também numa versão paga (2,99 dólares). Ela permite salvar ritmos numa lista de favoritos e possibilita a compra de pacotes adicionais de loops por 0,99 dólar cada um.
5. Dice põe os dados na tela do iPhonezoom_out_map
5/6(Reprodução)
Grátis, para iOS 5.1 ou mais recente, em inglês Você precisa de dados para jogar algum jogo? Tente o Dice (Free), um aplicativo que simula até 20 dados rolando na tela do iPhone, do iPad ou do iPod touch. Basta indicar quantos dados você quer usar e tocar no botão Roll Dice. Há, ainda, um recurso de estatística que mostra coisas como o número de vezes que os dados foram jogados e quantas ocorrências houve de cada resultado. E é só. O app, criado por dois programadores dinamarqueses, é muito simples.
Grátis, para iOS 5 ou posterior, em português Para quem anda de ônibus em São Paulo, o app OnibusSP - Free Edition pode ser bastante útil. Ele mostra, num mapa, onde estão os ônibus de uma determinada linha. A informação vem dos servidores da SPTrans, a organização que gerencia o transporte público na cidade. Para usar o aplicativo, é preciso saber o número da linha ou seu nome. Linhas que a pessoa usa habitualmente podem ser incluídas numa lista de favoritas. Depois, basta tocar no nome de uma delas para que o app gere um mapa (do Google Maps) com símbolos mostrando a posição dos ônibus. O mapa também está disponível no site da SPTrans, que oferece, ainda, outras informações. Mas é mais fácil consultá-lo por meio do aplicativo. A versão grátis permite registrar apenas duas linhas favoritas. A versão paga, que não tem essa limitação, custa 0,99 dólar.
Recurso transforma mensagens de áudio em texto, facilitando a vida dos usuários e garantindo mais praticidade para situações em que ouvir gravações não é viável