Tecnologia

3DS XL

Quem já tem um Nintendo 3DS e pretende comprar o 3DS XL para atualizar o console portátil pode se decepcionar com o lançamento. O primeiro modelo chegou ao Brasil em julho de 2011 e, pouco mais de um ano depois, chega o segundo, sem inovar em praticamente nada. Como o próprio nome entrega, o Nintendo […]

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2012 às 08h47.

logo-infolab

Quem já tem um Nintendo 3DS e pretende comprar o 3DS XL para atualizar o console portátil pode se decepcionar com o lançamento. O primeiro modelo chegou ao Brasil em julho de 2011 e, pouco mais de um ano depois, chega o segundo, sem inovar em praticamente nada.

Como o próprio nome entrega, o Nintendo 3DS XL é maior que o anterior (XL é a sigla para Extra-Large e equivale ao nosso GG). A tela de visualização foi bastante ampliada, passando de 3,5” para 4,88", o que também torna a experiência do usuário mais agradável. A de controle também aumentou, de 3” para 4,18”. Para comportar as novas telas, todo o console ficou maior. As dimensões são de 15,7 por 9,23 por 2,21 centímetros e o peso agora é de 336 gramas. A capacidade de armazenamento também aumentou: O 3DS XL vem com um SD de 4GB, contra 2 GB do 3DS.

Os controles são iguais aos do 3DS: do lado esquerdo ficam os direcionais (de quatro sentidos e 360º); do direito, YXAB e ligar/desligar. Select, Home e Start ficam logo abaixo da tela (o que evita que sejam acionados por acidente) e L e R, na parte traseira. Todos são de fácil acesso e o console é bastante ergonômico, com boa empunhadura.

A interface é simples de usar e tem um visual amigável, o que é comum em consoles da Nintendo. Dá para regular o tamanho e arrumar a disposição dos ícones dos aplicativos nativos:

Nintendo eShop: possibilita a compra de vídeos, músicas e jogos

Troca de Cartas: permite enviar fotos, imagens ou gravações para amigos

Mii: cria um avatar customizado

Praça Mii: mostra as pessoas pelas quais o usuário passou que também estavam com um 3DS. Também permite alguns jogos, como Troca-Puzzle e Mii Resgate

Face Raiders: tira a foto do rosto do usuário para um jogo de realidade aumentada

AR Games: outro que utiliza realidade aumentada. Ele identifica o jogo em um dos cartões que acompanham o console.

Som Nintendo 3DS: grava e distorce áudio

Pokedex 3D: mostra informações de Pokémons do game Pokémon Black & White

Download Play: permite conectar o 3DS XL com outros dispositivos e jogar no modo multiplayer, além de baixar demos

Nintendo Zone: se conecta a hotspots da própria Nintendo

Registro de Atividade: auto-explicativo

Nintendo Video: faz o download de vídeos

Além desses, também há browser, notificações, lista de amigos, registro de atividades e câmera.

O 3DS XL faz fotos com resolução de 640 x 480 pixels, tanto pela câmera traseira quanto pela frontal. A traseira ainda obtém imagens em 3D, mas o efeito só é visível no próprio console. 

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/9b5f3b31aeeb87817e446f5eb8b332ba

Falando em 3D, esse efeito pode ser visto na tela de visualização (não na de controle) e ter sua “intensidade” controlada por um botão deslizante na lateral. No máximo, não foi muito confortável de ser usado. Mesmo em pouca “quantidade”, o efeito é perceptível e fica mais tolerável. Mas, para conseguir vê-lo sem problemas, é preciso que o console seja posicionado no centro da visão – se estiver um pouco para o lado, é bastante desconfortável -, então não é uma boa ideia mover muito o console enquanto se joga. Ainda assim, o portátil pode causar dores de cabeça ou náuseas, dependendo do usuário, e não é recomendado que crianças com menos de sete anos utilizem o 3D.

A tela de controle é sensível ao toque e há uma caneta Stylus. A sensibilidade e a precisão foram melhoradas em relação ao 3DS, mas ainda não há suporte a multitoque. Um ponto negativo é que a tela é muito reflexiva, o que pode incomodar com uma iluminação ambiente muito forte.

Apesar da tela ser um grande atrativo, a maior vantagem do 3DS XL é a duração da bateria, que detona a dos outros consoles portáteis que já passaram pelo INFOLab: aguentou quase oito horas seguidas de uso, enquanto os outros não chegaram a quatro.

Ficha técnica

ProcessadorARM11 1GHz (2 núcleos)
Armazenamento4GB (SD)
Tela4,88" 3D (tela de visualização) e 4,18" (tela de controle)
ConexõesWi-Fi
Câmerafrontal e traseira (3D)
Dimensões15,7 x 9,23 x 2,21 cm
Peso336 g
Duração de bateria07h51min

Avaliação técnica

PrósTela 3D, boa usabilidade e excelente performance nos jogos e atributos próprios. Excelente duração de bateria.
Contras3D pode cansar a vista e é necessário segurar o console em um ponto mais fixo, pois se sair muito da posição em que estava pode ser necessário recalibrar o 3D.
ConclusãoA maior diferença em relação ao 3DS é o tamanho e a duração da bateria é excepcional. Mas o investimento não vale a pena para quem já tem o outro console.
Média8.2
PreçoR$ 1199
Acompanhe tudo sobre:Consoles para jogosGamesNintendo

Mais de Tecnologia

Trump pode intensificar bloqueio a Huawei e ampliar liderança dos EUA em 5G e 6G, diz Eurasia Group

74,5% do brasileiros jogam videogames com frequência — e classe C está mais incluída no consumo

Startup aeroespacial chinesa se prepara para missões de recuperação de foguetes

Por que usar a IA generativa pode ser um diferencial para os advogados do futuro