São Paulo -- Foi-se o tempo em que apps exclusivos eram apenas para donos de iPhones. Desenvolvedores passaram a construir aplicações com foco no sistema Android, do Google. Um dos pontos que tem ajudado isso é a maior abertura do sistema. O iOS é conhecido por ser relativamente fechado, não permitindo o acesso de apps a certas funcionalidades do iPhone. Aqui, selecionamos 22 apps bacanas que são exclusivos para Android. Veja a seguir.
Grátis, em inglês, para Android Cansado do seu papel de parede no Android? O Wally pode lhe ajudar. Ele exibe fotos e permite que elas sejam usadas como wallpaper no smartphone ou no tablet. O usuário pode buscar imagens usando palavras chave, como paisagem. Também é possível refinar as buscas para que apareçam somente imagens com uma resolução mínima. Isso permite que a imagem não fique esticada no fundo da tela.
Grátis, em português, para Android O Hello é um app do Facebook. A função dele é substituir o discador nativo do Android. Uma das suas vantagens é identificar quem está ligando mesmo que o usuário não tenha aquele número registrado. Essa identificação é feita desde que aquele número esteja registrado em algum perfil do Facebook. Outra função bacana é de silenciar o toque do telefone automaticamente caso aquele número seja cadastrado como não desejado por muitos usuários do Hello.
Grátis, em inglês, para Android O Pixel OFF é um app para ajudar na economia da bateria em smartphone com tela AMOLED. Uma das peculiaridades dessa tela é que cada pixel é independente e pode ficar aceso ou apagado. Por conta disso, smartphones com essa tecnologia costumam ter pretos bem profundos. Outro benefício é a economia de bateria. Mas o Pixel OFF ainda vai além. Ele permite que alguns pixels fiquem desligados para que a tela consuma menos energia. É possível programar o app para funcionar automaticamente assim que o percentual da bateria atingir um valor pré-definido.
Grátis, em inglês, para Android O Drupe é um app para quem adora se comunicar. Ele permite que o usuário faça ligações, mande mensagens via SMS e WhatsApp, além de outra ações, apenas com o deslizar dos dedos. O app é simples e prático. Ao deslizar um dedo pela tela, os principais contatos são exibidos, de forma parecida com as cabecinhas do Messenger, do Facebook. Depois disso, basta clicar e arrastar o contato desejado até o app no qual o usuário deseja usar. É possível escolher os apps que serão exibidos.
Grátis, em inglês, para Android O Unclouded é um bom app para quem quer deixar a nuvem pessoal em ordem. Ele é compatível com os serviços Box, OneDrive (da Microsoft), Dropbox e Google Drive O único problema é que com uma conta grátis o usuário pode se conectar a somente dois serviços. O app tem visual elegante e segue os padrões do Material Design, presente no Android 5.0 Lollipop.
Grátis, em inglês, para Android Já que você está lendo este texto, deve ser apaixonado por procurar apps para o smartphone. O Appeer quer lhe ajudar com isso. Ele analisa os apps que o usuário tem instalados e sugere outros aplicativos de acordo com usuários que tenham um perfil similar. Ele pode ser configurado para exibir majoritariamente aplicativos, games ou uma combinação dos dois. Dentro do app também é possível seguir outros usuários e ser seguido pela comunidade.
Grátis, em inglês, para Android O CaastMe é o aplicativo com o qual muitos usuários de smartphone sonham. Por incrível que pareça, compartilhar um link do smartphone para um computador ou notebook ainda não é uma tarefa tão simples. O CaastMe faz com que essa tarefa seja extremamente fácil. Ao navegar no Google Chrome no smartphone, por exemplo, basta clicar em compartilhar e selecionar o CaastMe. Ele irá abrir um leitor de QR Code. Depois, basta entrar no site do app no computador e ler o código que estiver na tela. No mesmo momento, a aba do PC é redirecionada para o endereço que estava no app do smartphone.
Grátis, em português, para Android A proposta do Lazy Swipe é ajudar o usuário a operar o smartphone com uma mão só. Isso pode ser difícil em modelos com tela muito grande. Neles, às vezes é preciso deslocar a mão para alcançar um botão ou ícone. E, nesse momento, há o risco de derrubar o aparelho. Com o Lazy Swipe esse problema é parcialmente resolvido. Ao deslizar o dedo num dos cantos inferiores da tela, um pequeno menu é aberto. Ali estão os apps e contatos preferidos do usuário.
Grátis, em inglês, para Android O QualityTime se define como a sua “dieta digital”. Ele vai ajudar o usuário a entender melhor sua rotina e sua dependência do smartphone. Ele conta quantas vezes o smartphone foi destravado ao longo do dia, quanto tempo ele foi usado e quais foram os aplicativos nos quais o usuário passou mais tempo. Quem busca uma desintoxicação digital pode usar o QualityTime para isso. Ele pode dar alarmes quando certo tempo for ultrapassado naquele app. Quer passar apenas 5 minutos por dia no Facebook? Ele pode ajudar.
Grátis (com premium pago), em inglês, para Android O NextSong é um app para facilitar o controle de suas músicas no Android. Ao colocar o fone de ouvido, o aplicativo detecta a ação e sugere aplicativos como Spotify, Rdio ou qualquer outro de mídia para o usuário. Na versão paga, ele mostra o nome da música com um banner enquanto o usuário navega por outras aplicações. Com a versão paga, que custa três reais, é possível passar a música e pausar nesse banner. Com isso, não é preciso parar de navegar na internet ou de ler mensagens em redes sociais para controlar a música.
Grátis, em inglês, para Android Quem procura por uma opção para fazer anotações no smartphone pode gostar do Bluenote. Com visual agradável e bem intuitivo, é possível criar listas e fazer anotações em texto dentro do app. Ele foi recentemente reformado e chega com o visual Material Design, adotado pelo Google na versão mais recente do Android. Apesar do nome em comum, ele não tem relação nenhuma com o app de anotações Bluenote que existe para computadores Mac.
Grátis, em português, para Android O app do Google Now antes era usado somente em dispositivos Nexus. Em 2014, ele foi liberado para ser usado em diversos smartphones com o sistema Android. Ele elimina as maquiagens que as fabricantes usam no Android e deixa o smartphone como se tivesse o sistema puro. Ele ainda permite que o usuário use o Google Now com bastante facilidade. O serviço é capaz de identificar a rotina do usuários e dar dicas e informações úteis. Com o app aberto, o usuário pode usar o comando de voz ("Ok, Google Now") para iniciar uma busca.
Grátis, em inglês, para Android Quer dar um toque de arte a seu smartphone? O Muzei coloca um fundo de tela diferente a cada dia nele. As imagens são sempre pinturas famosas. A foto pode ser desfocada para não atrapalhar na visualização dos ícones. Nesse caso, basta dar dois toques na tela para torná-la nítida. No app, o usuário encontra detalhes sobre a obra, como o nome do autor e, em alguns casos, um pequeno histórico dela. O Muzei ainda pode levar a pessoa a uma página na internet com mais informações sobre o artista e a pintura.
Grátis, em inglês, para Android Como o próprio nome já sugere, o FitHub funciona como uma central para apps e dispositivos com foco em fitness. Ele tem suporte para integração de dados com o Google Fit (com dispositivos com Android Wear) e apps de pulseiras como a Fitbit e a Jawbone. O objetivo do app é centralizar todos os dados em um só aplicativo. Vale esclarecer que ele não se conecta diretamente às pulseiras e relógios inteligentes. Na verdade ele puxa os dados e relatórios dos aplicativos. Mesmo assim, para quem usa muitos deles, o FitHub pode ser de grande ajuda.
Grátis, em inglês, para Android Quer melhorar suas fotos sem perder tempo? O Lumific é uma galeria de fotos que trata as imagens do smartphone automaticamente. Ele é de grande ajuda para quem não quer passar tanto tempo arrumando as fotos em apps específicos, como o VSCO Cam. Além da edição, o Lumific pode compartilhar as imagens em redes sociais, definir fotos como papel de parede e organizar sua biblioteca de imagens.
Grátis, em português, para Android O Skyro é um gravador de áudio bonitão para o Android. Ele é bem simples e tem visual agradável. Para gravar, são necessários poucos toques. O usuário pode adicionar uma imagem para aquela gravação. Isso deve ajudar a reconhecer a ocasião com mais facilidade. Os arquivos gerados são organizados de forma cronológica em uma aba diferente dentro do app. Também é fácil compartilhar os arquivos. O Skyro tem integração com aplicativos sociais e de mensagens, como o WhatsApp.
Grátis, em inglês, para Android O Offtime é o app certo para quem acha que passa tempo demais no smartphone. Ele gera informações sobre o uso do aparelho ao longo do dia. Ele mostra, por exemplo, quantas vezes o usuário destravou o gadget. Ele também exibe quais são os apps mais usados e os contatos com mais interação (nesse caso ele conta apenas ligações e trocas de SMS). Ele tem uma espécie de pontuação que vai de 0 a 100, sendo 100 o cenário de menor dependência do smartphone. É possível pedir para o app informar ao usuário quando ele estiver usando muito o aparelho. Em um cenário extremo, o Offtime pode bloquear o uso do smartphone (mas isso depende de uma autorização do usuário).
Grátis, em inglês, para Android Quer diminuir o espaço que suas fotos ocupam no smartphone? O Cram pode ser sua salvação. Ele diminui automaticamente o tamanho (e o peso) das fotografias armazenadas no celular. O uso é simples. Basta selecionar quais as fotos que o usuário deseja diminuir e ele faz todo o trabalho pesado. Ele não apaga as fotos antigas, isso precisa ser feito manualmente. Na versão grátis, existe um limite de 300 fotos. Para tirar o limite é preciso pagar 1,99 dólar.
Grátis, em português, para Android Google Fit é o app com foco em atividades físicas e monitoramento de saúde do Google. Foi lançado como parte do Android 5.0 Lollipop. Funcionando isoladamente no smartphone, ele é capaz de contar os passos dados ao longo do dia e o tempo de exercícios físicos. O app reconhece caminhadas, corridas e pedaladas. Mas o mais interessante é usar o Fit com um relógio inteligente com Android Wear. Nesse caso, o app mantém um registro de batimentos cardíacos usando o sensor do relógio. Ele pode exibir as informações em números ou gráficos, mostrando a evolução do usuário.
Grátis, em inglês, para Android O Estar quer ajudar com um dos grandes dramas dos usuários de smartphones: a autonomia da bateria. Para isso, ele mostra quais são os apps instalados que estão gastando mais bateria e dá dicas de como extender a vida da bateria. "Feche Facebook para ganhar mais 13 minutos", por exemplo. Ele ainda dá dicas de quais apps disponíveis na loja do Google são mais econômicos.
Grátis, em inglês, para Android O Link Bubble foi criado para economizar tempo. Ao clicar num link para a web num aplicativo como o Twitter, o Link Bubble baixa a página em segundo plano. Pode-se continuar usando o app e só ler o conteúdo quando a página já estiver carregada. Com a versão grátis, o usuário pode carregar apenas um link por vez. O Link Bubble Pro, que custa 11,41 reais, não tem limite de páginas simultâneas.
Grátis, em inglês, para Android O Moto X e Moto Maxx, da Motorola, trazem a tecnologia de Active Display. Com ele, o usuário não precisa apertar botões para ligar o celular ou ver as notificações. O AcDisplay permite que outros smartphones usem a mesma tecnologia. Ele ainda traz funcionalidades que não existem nos smartphones da Motorola. É possível customizar o fundo da tela ao ver as notificações, por exemplo.
24. Agora, veja os melhores apps para Androidzoom_out_map
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão