Tecnologia

Criptografando a voz

O criador do PGP avisa - sem criptografia, a internet pelo celular vai se dar mal

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h42.

Podemos chamar o cientista americano Phil Zimmermann, criador do famoso PGP (Pretty Good Privacy, programa que se tornou padrão mundial de criptografia para troca de mensagens por e-mail), de um cara polêmico. Em nome do direito de exportar seu software para fora dos Estados Unidos, ele já brigou com o FBI, com a Casa Branca e com diversas empresas de segurança. Agora, como consultor, Zimmermann arrumou encrenca com as empresas de telecom, cobrando esforços para tornar os dispositivos wireless mais seguros. Em entrevista a INFO, ele fala sobre privacidade e o futuro das tecnologias de segurança.

INFO: Dá para confiar nas ferramentas de segurança disponíveis hoje em dia?
Zimmermann: Sim, mas só se você souber exatamente como usá-las. Para ficar realmente protegido não há como abrir mão de antivírus, firewall, software de detecção de invasões e criptografia de e-mail. Mas não adianta ter tudo isso e não saber usar. A criptografia, por exemplo, não protege você dos hackers. Reconheço que a interface desses dispositivos às vezes não é amigável, mas é preciso aprender a usá-los.

INFO: Desde 1991, quando você criou o PGP, houve algum avanço significativo na política de privacidade na internet?
Zimmermann: Infelizmente, não. Hoje, por exemplo, as empresas estão monitorando o comportamento dos internautas para veicular ofertas de publicidade mais eficientes. Isso é ultrajante. É invasão de privacidade.

INFO: O que podemos esperar das tecnologias de segurança nos próximos cinco anos?
Zimmermann: Os telefones celulares precisam de criptografia, tanto para dados como para comandos de voz. Basta enviar uma mensagem pelo celular para esse sinal ser captado por qualquer pessoa mal-intencionada que possua um receptor de rádio. Temos de desenvolver novos sistemas, para resolver o problema, senão o futuro da internet móvel estará comprometido.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos