Tecnologia

12 anos depois, criador do Napster se encontra com Metallica

Ontem, 12 anos após o ocorrido, Parker e Lars Ulrich, baterista e “diretor executivo” do Metallica, se encontraram de forma amigável


	Metallica: em 2000, a banda processou o criador do Napster em US$ 10 mi
 (Getty Images)

Metallica: em 2000, a banda processou o criador do Napster em US$ 10 mi (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2012 às 09h33.

São Paulo – Em abril de 2000, a banda Metallica se tornou o primeiro grupo de artistas a abrir uma ação contra os responsáveis por um software por infração de direitos autorais. Na época, a banda exigia 10 milhões de dólares dos criadores do Napster, os jovens universitários Shawn Faunning e Sean Parker.

Ontem, 12 anos após o ocorrido, Parker e Lars Ulrich, baterista e “diretor executivo” do Metallica, se encontraram de forma amigável.

O encontro aconteceu em Nova York e foi promovido pelo CEO do Spotify, Daniel Ek, para anunciar o lançamento da discografia da banda de heavy metal junto à plataforma.

Parker é um dos investidores e conselheiros do Spotify, serviço sueco para o streaming de música lançado em 2006.

Após rasgar elogios ao Spotify, Ulrich comentou o episódio com o Napster. “Nosso agente disse que uma música nossa não lançada estava tocando no rádio porque havia vazado na internet. Ele disse: ‘eles ferraram a gente, vamos ferrar com eles’”.

Na época, Parker tinha apenas 21 anos. Depois de encerrar o Napster, ele foi um dos responsáveis pelo lançamento do Plaxo (espécie de rede social que funcionava integrada ao Outlook) e pela alavancagem do Facebook. Hoje, aos 32 anos, é um dos jovens empreendedores mais influentes do Vale do Silício.

Durante o evento, o Daniel Ek revelou que o Spotify atingiu a marca de 5 milhões de assinantes em todo o mundo. No total, o serviço acumula 20 milhões de usuários, e possui 1 bilhão de listas criadas.

Também revelou que o Spotify já pagou mais de 500 milhões de dólares em direitos autorais para artistas e gravadoras – esse é um dos motivos das pazes entre o Metallica e a internet.

Acompanhe tudo sobre:ArteBandasDownloadsEntretenimentoIndústria da músicaInternetMetallicaMúsica

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda