Tecnologia

11 dicas (simples) para você tirar o máximo proveito do Spotify

Recém-lançado no Brasil, o serviço de streaming reserva algumas surpresas e funções que talvez passem despercebidas pelo usuário novato

Spotify (Getty Images)

Spotify (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2014 às 09h20.

Lançado oficialmente em outubro de 2008, o Spotify não demorou a ocupar espaço na disputada lista dos serviços de streaming de música. Entre gigantes como iTunes Radio, Pandora, Rdio e Deezer, a plataforma sueca se destaca pelo acesso gratuito do usuário e a praticidade na utilização da ferramenta - como listas, serviços offline e o rápido compartilhamento de músicas. Mas será que você está realmente preparado para tirar o máximo proveito da sua conta no Spotify?

Recém-lançado no Brasil, o serviço de streaming reserva algumas surpresas e funções que talvez passem despercebidas pelo usuário novato, boa parte delas listadas na nossa lista abaixo. Apps, playlists automáticas e dicas simples que vão melhorar a sua relação com a plataforma.

01. Esse tal de Spotify é de graça mesmo?

Sim. Diferente de outras ferramentas de streaming de áudio, o cardápio de músicas do Spotify é aberto ao público sem limites ou custos adicionais. Basta apenas um convite/conta para acessar. Também é possível montar suas playlists, compartilhar faixas e se deliciar com horas de música gratuita. A única "inconveniência" são as propagandas que aparecem aleatoriamente no meio das faixas. Quer escapar das propagandas nacionais - principalmente as do Thiaguinho? uma alternativa é a versão online da ferramenta, que, ao menos por enquanto, entrega apenas dicas e propagandas sobre a própria plataforma.

02. Achou uma música que é a cara do seu amigo? Ora, compartilhe com ele!

Você não precisa mais levantar, ir até a mesa do seu colega de trabalho e falar "ouça isso". Copiar o link e mandar por mensagem no Facebook? Isso é coisa do passado. Basta escolher a música no Spotify, clicar com o botão direito em cima dela e escolher a opção Share (compartilhar). A partir deste botão é possível compartilhar a música pelo Facebook, Twitter e Tumblr, ou simplesmente compartilhar dentro do próprio Spotify - clique em "Send To...", escolha o(s) seu(s) amigo(s) e envie a música.

03. E onde estão as letras?

Nada é mais irritante do que tentar entender aquela letra complexa ou o artista que canta sussurrando sem a letra do lado, correto? No Spotify você não precisa jogar o título da canção no Google ou buscar pelos versos da canção em algum site do gênero. Basta instalar o Tune Wiki. Além do acervo de faixas, o aplicativo ainda serve como uma espécie de Karaokê improvisado, perfeito para suas noitadas (alcóolicas) com os amigos. Quer testar outros apps com letras? Vá até o Localizador de Apps e teste outros aplicativos do gênero.

04. Como mudo a ordem das canções nas playlists?

Já pensou em baixar o aplicativo? Por enquanto nem a versão online, nem a versão mobile do Spotify contam com essa opção. O jeito é baixar a versão Desktop, ir para as suas playlists, escolher a ordem exata e movimentar livremente as composições. Quer transportar aquelas listas do seu iTunes? Então experimente o Listyfy. Aproveite para conhecer a seção App Finder, lá você pode encontrar outras variações do mesmo aplicativo.

05. Posso criar uma playlist colaborativa?

Pode. Gosta de compartilhar o seu gosto com os colegas de trabalho e também saber o que eles estão ouvindo? Uma playlist colaborativa é a sua melhor opção. Clique em uma música com o botão direito, selecione a opção "adicionar a...", "nova playlist". Depois é só clicar em cima da playlist e marcar a opção "playlist colaborativa". Assim todo mundo pode acrescentar, mudar, deletar e acrescentar suas músicas favoritas dentro da seleção. Só não esqueça de compartilhar o link com os seus amigos.

06. Acordou na fossa? Feliz da vida? Apaixonado? Então monte playlists de acordo com o seu humor!

Uma boa alternativa é o MoodAgent, um app com possibilidades quase infinitas de experiências, temas e tendências musicais dentro do Spotify. Além de fornecer listas rápidas, de acordo com suas exigências, a ferramenta ainda fornece um gráfico de comparação entre as faixas e moods, revelando o grau de sensualidade de faixa X ou o nível de melancolia da música Y.

07. Por falar em playlists...

Está morrendo de preguiça de organizar uma playlist? Então experimente o Lazyfy. Basta escolher uma música - específica ou aleatória - da sua seleção, arrastar para o ícone do Lazyfy, dentro da versão Desktop, e deixar que ele complete o serviço. São poucos segundos e você ainda pode escolher um número de faixas ou tempo de duração para a playlist - 10 faixas, 50 faixas, oito horas de música ininterrupta? Você quem decide.

08. Sites, revistas, artistas e apps para os mais variados públicos - e gostos

É fã de música pop e ama ouvir tudo que está no topo das paradas de sucesso? Que tal o Billboard Top Charts? Acompanha as resenhas da Pitchfork e quer ouvir apenas os discos da seção Best New Albums? O App exclusivo do site norte-americano pode ser uma boa solução. E não para aí. Recomendações da revista Rolling Stone, NME, BBC, Hype Machine e até artistas como David Guetta e Bruno Mars estão disponíveis (de forma gratuita) por toda a plataforma, basta acessar o Localizador de Aplicativos - App finder, em inglês.

09. E se eu não quiser que ninguém saiba o que estou ouvindo?

Você é um Hipster que ama Claudia Leitte? O pastor da igreja não precisa saber que você anda ouvindo Black Metal? Sem problema, basta ativar a Private Session(Seção Privada). Na versão online é só clicar na engrenagem (canto inferior esquerdo) e marcar a opção. Já na edição desktop, clique na foto do perfil (canto superior direito). E a versão mobile? Procure por "configurações", "redes sociais", marque a opção e seja feliz ouvindo aquele segredinho. 

10. Todo mundo pode saber o que estou ouvindo... Menos nas redes sociais!

Isso é muito fácil. Procure pelas configurações do seu perfil - online, mobile ou desktop - e desmarque a opção "Share activity on Facebook". O mesmo vale na hora de desativar o compartilhamento de músicas com os seguidores do Spotify ou o uso da ferramenta compartilhada com o Last.fm. Quer fazer isso funcionar? Ora, só marcar a opção novamente, só precisa de um clique. 

11. Como passo o trecho de uma música para um amigo?

Você é fã de rock progressivo e quer impressionar um amigo apenas com aquele solo virtuoso de guitarra? Adora faixas de 30 minutos (ou mais), mas quer apenas um resumo de poucos segundos para mostrar aos amigos? Clique com o botão direito em cima da faixa desejada, vá até a opção "Copiar URI do Spotify " ou "Copy Spotify URL", em inglês. Depois é só acrescentar "#" e o ponto específico da faixa, por exemplo: spotify:track:0sXJtIk7P7w3APrRMTZI7p#1:13

(Por Cleber Facchi)

Acompanhe tudo sobre:INFOSpotify

Mais de Tecnologia

App espião de WhatsApp: entenda como funciona e saiba identificar

Xiaomi Redmi Note 12S: quanto vale a pena pagar na Black Friday?

Como melhorar o sinal Wi-Fi em casa?

China lança programa para proteger pessoas e empresas dos algoritmos 'injustos'