São Paulo — Na próxima semana, acontece em São Francisco, na Califórnia, o WWDC, evento anual da Apple para desenvolvedores de aplicativos. Como em outros anos, Tim Cook e sua equipe devem revelar novidades na apresentação de abertura, marcada para 14h de segunda-feira (no horário de Brasília, com cobertura ao vivo de EXAME.com). Veja dez novidades que a Apple pode apresentar no evento.
Há tempos, comenta-se que a Apple prepara um serviço de música por assinatura. Nesta semana, circulou a notícia de que a empresa fechou acordos com a Warner Music e a Universal; e estaria negociando com a Sony Music. Há boas chances de que o novo serviço, apelidado de iRadio, seja apresentado no WWDC. Vai competir com Spotify, Deezer, Rdio, Pandora e o recém-anunciado Google Play Music All Access, que, segundo o Google, deve chegar ao iPhone em breve.
O iOS, sistema operacional do iPhone e do iPad, está passando pela maior reforma gráfica em seus mais de seis anos de existência. O resultado deve ser revelado na próxima segunda-feira. Jony Ive, que passou a chefiar o desenvolvimento no ano passado, deve eliminar gráficos que imitam objetos reais, abundantes no atual iOS 6. O iOS 7 terá traços mais simples e cores planas em vez de texturas. Será o principal destaque deste WWDC.
O AirDrop, recurso do Mac OS X (nesta imagem) que permite transferir um arquivo entre dois dispositivos por meio de uma conexão Wi-Fi direta, pode ser adicionado também ao iOS. Isso vai permitir que um usuário de um dispositivo Apple (iPhone, iPad, iPod touch ou Mac) envie um arquivo a outro gadget próximo sem que seja necessário ter acesso à internet. É similar ao Wi-Fi Direct do Android.
Outra novidade que pode estrear no iOS 7 é a integração de serviços online como Flickr e Vimeo ao sistema. Deve funcionar de forma similar à integração que existe entre o iOS e as redes sociais Facebook e Twitter. Com o novo recurso, vai ficar mais fácil compartilhar fotos no Flickr e vídeos no Vimeo, inclusive de dentro de outros aplicativos.
Um relatório do Deutsch Bank (divulgado pelo noticiário Cnet) aponta que a Apple deve apresentar versões melhoradas dos aplicativos Passbook e Mapas; da assistente falante Siri; e do serviço de armazenamento na nuvem iCloud. Todos esses recursos do iOS vêm sendo criticados por ter falhas ou limitações indesejadas. Assim, é natural que a Apple trabalhe em seu aperfeiçoamento.
O blog 9to5Mac diz que a Apple quer levar seu serviço de mapas e a assistente falante Siri aos carros. A empresa chegou a publicar ofertas de empregos buscando profissionais para trabalhar na integração do iOS a sistemas automotivos. A ideia é que o usuário ligue o iPhone ao painel do carro por meio de um cabo. Os mapas seriam exibidos numa tela embutida nesse painel. Mas não há garantia de que isso seja anunciado já. Pode ficar para o segundo semestre ou até para 2014.
O sistema operacional do Mac também deve ganhar nova versão. Segundo relatos que têm circulado na web, o Mac OS X 10.9 estaria sendo desenvolvido com o codinome Cabernet. Deve trazer nova edição do browser Safari, melhoramentos no gerenciador de arquivos Finder e no suporte a múltiplos monitores.
A possibilidade de a Apple incorporar a assistente falante Siri ao Mac é tema de um rumor antigo. No final do ano passado, o blog MacRumors afirmou que esse recurso estava sendo testado no Mac OS X, assim como o serviço de mapas da Apple. Mas não surgiram outros indícios depois disso, o que sugere que a empresa pode ter desistido de incorporar essas funções ao sistema. Vamos saber na segunda-feira.
O blog 9to5Mac diz ter recebido uma lista de produtos da Apple onde aparecem quatro modelos de notebooks que ainda não estão à venda. Seriam versões melhoradas do MacBook Air ou do MacBook Pro. O site conclui que a Apple deve estar se preparando para anunciar novos laptops no WWDC, como fez no ano passado. Reforçando isso, há a constatação de que os estoques do MacBook Air e do MacBook Pro com tela Retina estão esgotados em algumas lojas. Pode ser outro indício de que uma nova geração está a caminho.
Há alguma chance de a Apple apresentar uma nova geração do computador desktop Mac Pro no WWDC. Lou Borella, que criou um grupo dedicado ao Mac Pro no Facebook, diz que o novo modelo poderá usar dois processadores e terá conectores para três monitores. Segundo ele, o gabinete foi redesenhado e não será possível expandir a configuração acrescentando componentes. Já o site MacTrast observa que o modelo atual sumiu das lojas, um possível indício de que o novo está a caminho.
Não há a expectativa de que a Apple apresente novos smartphones ou tablets durante o WWDC deste ano. Os lançamentos de dispositivos móveis devem ficar para o segundo semestre. Entre os gadgets esperados estão o iPhone 5S, um iPhone mais barato, com corpo de plástico, e versões melhoradas do iPad mini e do iPad de 9,7 polegadas. Esses produtos devem ser apresentados entre agosto e outubro. Já o relógio inteligente iWatch deve ficar para 2014.
13. Agora veja como pode ser o iPhone do futuro:zoom_out_map