Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.
Show de bola (Getty Images/Central Press)
Da Redação
Publicado em 25 de maio de 2014 às 09h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h11.
São Paulo - A tecnologia sempre teve um papel muito importante na história das Copas do Mundo. Da construção dos estádios a transmissão dos jogos de futebol, inovações técnicas sempre marcaram presença e fizeram bonito. A seguir, veja alguns exemplos disso:
A Copa de 1938 foi a primeira com transmissão ao vivo dos jogos por rádio para o Brasil e vários países. Segundo relatos de quem ouviu, o sistema falhava e não era raro que o torcedor ficasse um tempo sem saber quem havia marcado um gol.
Realizada na Suíça, a Copa de 1954 foi a primeira a ter jogos transmitidos pela televisão. Mas nem todos os países puderam acompanhar a novidade. Embora já contasse com emissoras como a TV Tupi, o Brasil não teve acesso à transmissão dos jogos.
A transmissão a cores pela TV foi uma das grandes inovações tecnológicas em 1970. Para que os europeus aproveitassem a novidade, alguns jogos foram marcados para 12h - o que gerou reclamações. Aqui no Brasil, os jogos ainda passavam em preto e branco.
Embora ainda tivessem de assisti-la em preto e branco, os brasileiros puderam passar a ver a copa ao vivo a partir de 1970. O sinal era enviado do México via satélite e transmitido em rede por várias emissoras de televisão.
A Copa de 1986 foi a primeira a virar tema de um game. Lançado em 1987, Mexico 86 era uma adaptação de Kick and Run, game de futebol da época. Com seu gráfico colorido e trilha simples, o joguinho fez muito sucesso nos fliperamas da época.
No Mundial da França, a emissora de TV japonesa NHK realizou as primeiras transmissões de jogos em alta definição. No Brasil, a Globo chegou a exibir a tecnologia para convidados - mas não houve transmissão HD. Jogos em HD para os brasileiros, só em 2010.
A Copa de 2014 será a primeira a contar com recursos tecnológicos para dizer se a bola entrou no gol. Nos 12 estádios do torneio, sete câmeras filmam cada gol e produzem 500 imagens por segundo. Em caso de gol, o juiz será avisado via relógio de pulso em um segundo.
Outra tecnologia que deve ser testada na Copa do Brasil é a exibição de jogos em definição ultra-alta ou 4K. Três jogos do torneio (entre eles, a final) devem ser exibidos assim em telas especiais na zona sul do Rio. Mas não haverá transmissão em 4K.
Medida impacta centenas de empregos locais, enquanto governo canadense aponta preocupações com segurança nacional; TikTok planeja contestar decisão na Justiça
Sam Bankman-Fried, fundador da bolsa cripto FTX, dizia ter apurado o valor necessário para evitar uma nova candidatura do republicano; acabou preso antes de levar plano adiante
Após intensa campanha, setor consegue bancada favorável no legislativo americano
Usuários relatam dificuldades com o aplicativo, que não funciona em português e apresenta falhas de login