-
1. Bill Gates
zoom_out_map
1/10 (Reprodução)
Bill Gates – O fundador da Microsoft também passou pela prisão. Porém, o motivo não está relacionado aos ataques digitais. Gates teria sido levado à cadeia por infrações de trânsito.
-
2. Kevin Mitnick
zoom_out_map
2/10 (Getty Images)
Kevin Mitnick – O norte-americano invadiu vários computadores na década de 90. Considerado o cracker mais famoso do mundo, Mitnick invadiu os sistemas de segurança de departamentos importantes dos Estados Unidos e foi preso em 1995. Após cumprir pena de cinco anos e três em liberdade condicional, o ex-cracker atualmente presta serviços na área de segurança digital.
-
3. Kim Dotcom
zoom_out_map
3/10 (Getty Images)
Kim Dotcom – O criador do site de compartilhamento de arquivos Megaupload foi preso no início de 2012 acusado de pirataria online. Atualmente, o magnata da internet está desenvolvendo uma nova versão do serviço e espera o julgamento de extradição, marcado para o início de 2013.
-
4. John McAfee
zoom_out_map
4/10 (Wired)
John McAfee – Fundador do popular antivírus McAfee foi preso no mês passado na Guatemala, país da América Central, suspeito de ter cometido o assassinato de seu vizinho, Gregory Faull, de 52 anos. McAfee ainda não foi julgado.
-
5. Sean Parker
zoom_out_map
5/10 (Getty Images)
Sean Parker – Napster, Plaxo, Causes e Facebook, o currículo de participação na criação e desenvolvimento de plataformas é extenso. Porém, Parker foi detido por posse de cocaína. A cena foi retratada no filme A Rede Social (2010).
-
6. GeoHot
zoom_out_map
6/10 (Reprodução)
GeoHot – George Hotz conseguiu crackear o sistema operacional para iPhone e Playstation 3. Em março deste ano, o cracker foi preso em Austin (Texas) por port ilegal de maconha. Geohot foi fichado na cidade e pagou 1.500 dólares para deixar a prisão.
-
7. Julian Assange
zoom_out_map
7/10 (Getty Images)
Julian Assange – Fundador e principal porta-voz do Wikileaks, Assange já foi considerado o homem do ano pelo jornal Le Monde. Após vazar documentos secretos que colocaram em xeque a diplomacia norte-americana, o hacker foi preso e acusado de estupro na Suécia. Atualmente Julian Assange está recluso na embaixada Equatoriana em Londres.
-
8. Bradley Manning
zoom_out_map
8/10 (Getty Images)
Bradley Manning – Analista de inteligência do exército norte-americano, Manning é acusado de ter vazado os documentos secretos para o Wikileaks. Atualmente o soldado está detido na base militar de Quantico, no estado de Virgínia.
-
9. Peter Sunde
zoom_out_map
9/10 (Wikimedia Commons)
Peter Sunde – Todos os fundadores do site The Pirate Bay, que hospeda arquivos do formato Torrent, foram presos em março deste ano. Entre eles, Peter Sunde, ex-porta voz do site cumpre pena em uma penitenciária na Suécia.
-
10. Sabu
zoom_out_map
10/10 (The Telegraph)
Sabu – Uma das lideranças do grupo LulzSec, que atacou diversos sites e sistemas ao redor do mundo, Hector Xavier Monsegur, mais conhecido como Sabu, foi preso em meados de 2011. Sabu é considerado “dedo-duro“ pelos membros do grupo, por contribuir com as investigações do FBI.