Tecnologia

10% das compras online no Brasil já são feitas em smartphone

Segundo a pesquisa da Criteo, empresas brasileiras que investiram em apps ou na versão mobile de seus sites tiveram um aumento significativo nas vendas


	E-commerce: os dispositivos móveis estão ganhando espaço no mercado online
 (Thinkstock)

E-commerce: os dispositivos móveis estão ganhando espaço no mercado online (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2015 às 18h11.

São Paulo – Nem sempre é fácil fazer compras online pelo smartphone ou tablet. Geralmente, os sites não são responsivos e o design é pouco amigável. Apesar da dificuldade, parece que os brasileiros estão cada vez mais utilizando dispositivos móveis para adquirir produtos pela internet. Pelo menos é o que revela uma pesquisa da empresa Criteo.

Segundo o estudo, 14% das transações comerciais via internet do segundo trimestre de 2015 foram realizadas, no Brasil, por meio de dispositivos móveis. As compras via smartphones correspondem a 10% do total; e, aquelas feitas em tablets, a 4%.

O resultado é baseado em dados de 1,4 bilhões de transações online que movimentaram 160 bilhões de dólares em vendas anuais. Apesar de esses números mostrarem avanço no comércio móvel brasileiro, outros países estão mais avançados nessa área. Nos Estados Unidos, compras por meio de dispositivos móveis já ultrapassam 30% do total, de acordo com a Criteo.

Consumidores mais exigentes

Um fator que ajudou a impulsionar as vendas online em smartphones foi a introdução de telas maiores em aparelhos como o iPhone 6 e o Galaxy S6.

Outro fator importante é a otimização dos sites móveis. O conteúdo do site no desktop está sendo cada vez mais adaptado para os dispositivos móveis. De acordo com a pesquisa, 31% das transações de e-commerce móvel são feitas em sites otimizados. Sites não adaptados correspondem a 23% das transações online via aparelhos móveis.

Os aplicativos móveis também são utilizados pelos usuários para fazer compras online. Os varejistas que oferecem app para a compra de produtos perceberam que 47% de toda a sua receita mobile vem do aplicativo.

Acompanhe tudo sobre:AppsComércioe-commerceIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTablets

Mais de Tecnologia

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'