Na semana passada, uma atualização deu ao Instagram para Android e iOS uma função para gravar vídeos. Com ela, o aplicativo deixa de se limitar apenas às fotos, e...
10 apps para gravar e compartilhar vídeos (Morguefile.com)
Da Redação
Publicado em 27 de junho de 2013 às 15h19.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h04.
1. 10 apps para gravar e compartilhar vídeoszoom_out_map
1/12(Morguefile.com)
Na semana passada, uma atualização deu ao Instagram para Android e iOS uma função para gravar vídeos. Com ela, o aplicativo deixa de se limitar apenas às fotos, e usuários podem agora compartilhar pequenos filmes de até 15 segundos, cobertos pelos mesmos filtros que podem ser aplicados nas imagens. Mas a concorrência nesse ramo de filmagem e compartilhamento de vídeos é bem acirrada.
Além do óbvio Vine, o recém-chegado terá que enfrentar os já consagrados Cinemagram e Socialcam, entre outros aplicativos alternativos diversos, que trazem as mais variadas funções extras. Selecionamos dez desses apps, e você pode conhecer mais sobre eles nesta galeria.
Provavelmente o grande alvo do Instagram com o novo recurso, o aplicativo do Twitter é o que mais tem chamado atenção quando o assunto é rede social para vídeos. Lançado originalmente para iOS, ele chegou no mês passado ao Android.
O app permite gravar e compartilhar pequenos filminhos de seis segundos, que ficam parecidos com GIFs animados. Filmar é bem fácil: basta clicar na pequena câmera, localizada no canto superior direito do app, e tocar na tela para começar a capturar as imagens em movimento. A gravaçãoo é feita apenas enquanto seu dedo estiver tocando a tela.
Usuários do Twitter podem usar a conta do microblog para fazer login. Os vídeos, aliás, podem ser compartilhados na timeline do Vine e também na do Twitter alguns problemas impedem que o mesmo seja feito no Facebook, ao menos na versão para Android do app.
[Baixe o Vine para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Vine para iOS pelo Downloads INFO]
Lançado um tanto antes do Vine, mas obscurecido pelo sucesso do rival, o Cinemagram permite fazer pequenos vídeos de quatro segundos e depois adicionar efeitos a eles um recurso típico do Instagram.
O grande diferencial do app, que tem versões para Android e iOS, é a função de deixar em movimento apenas uma parte do vídeo, o que torna tudo mais parecido com um GIF animado. As obras criadas podem ser compartilhadas no Facebook, no Twitter e no Tumblr. Claro, o app conta também com uma rede social própria, na qual dá para curtir e comentar conteúdo com outras pessoas.
[Baixe o Cinemagram para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Cinemagram para iOS pelo Downloads INFO]
Um dos mais populares da lista, o Socialcam conta com pelo menos 20 milhões de usuários ou seja, há bastante gente para seguir e interagir na rede social. Para se ter uma ideia, basta criar uma conta e fazer login no site do aplicativo.
Bastante completo, o aplicativo traz quatro tipos de lente para você escolher, entre a básica, a sépia, a negativa e a monocromática, e permite manter o flash ligado durante toda a filmagem. Depois de gravados (ou importados da galeria), os vídeos de tamanho máximo indeterminado devem ser enfeitados com um dos 12 efeitos diferentes (apenas no iOS).
Assim que você definir um título, poderá compartilhá-los na linha do tempo da rede do Socialcam. Os filmes podem ser enviados também para Facebook, Twitter, Tumblr, Dropbox ou mesmo YouTube.
[Baixe o Socialcam para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Socialcam para iOS pelo Downloads INFO]
Com um limite maior de tempo que os outros dois citados, o Strum permite gravar vídeos de até 15 segundos com a câmera de iPhones, iPads ou iPods Touch. Como grande diferencial, o aplicativo permite pegar arquivos da própria galeria do aparelho e adicionar trilhas sonoras de temáticas distintas. Os ritmos são gerados aleatoriamente, sendo bem difícil encontrar dois vídeos com uma música igual.
O aplicativo, assim como o Instagram ou o Cinemagram, traz também uma série de efeitos visuais para aplicar nos vídeos. Os filmes são todos compartilhados dentro da rede social própria do Strum, que não tem tantos usuários quanto às dos rivais. Os links dos vídeos, no entanto, podem ser divulgados via Facebook inclusive, dá para conectar a conta para procurar por amigos.
[Baixe o Strum para iOS pelo Downloads INFO]
Exclusivo do Windows Phone, o Blink cria pequenos vídeos capturando diversas imagens em sequência. Por não parecer muita coisa, mas as fotos são tiradas tanto antes quanto depois que o botão de captura for apertado. Todas elas são listadas logo em seguida, e cabe a você definir quais das imagens serão usadas no pequeno vídeo gerado, chamado de blink. O número é limitado, e não dá para fazer um filminho cheio de detalhes.
A filmagem, diferente do Vine, do Cinemagram e do Instagram, não pode ser pausada muito porque o app não filma, mas sim tira fotos. O aplicativo ainda traz alguns recursos interessantes para alterar configurações da câmera, como tempo de exposição, ISO e balançado de cores. Os blinks criados podem ser compartilhados no Twitter, no Facebook e na BLINK.so.cl.
[Baixe o Blink para Windows Phone pelo Downloads INFO]
Gravando até 14 segundos de vídeos, o Viddy, para Android e iOS, lembra o Strum com os 11 efeitos visuais e 19 de áudio que podem ser inseridos nas filmagens. As combinações são diversas, e os filtros podem até ser ajustados para ficar mais amenos ou mais carregados.
Ao terminar de filmar, o usuário define primeiro a foto de capa que aparecerá na exibição do vídeo. Depois, escolhe o filtro e a trilha e compartilha a gravação no Facebook, no Twitter, no Tumblr ou até no YouTube. É possível marcar amigos na publicação (desde que também usem o Viddy), adicionar tags e até definir o local da filmagem o aplicativo usa o GPS do aparelho para encontrar você. Aliás, vale mencionar que a rede de vídeos do Viddy pode ser acessada pelo browser no computador.
[Baixe o Viddy para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Viddy para iOS pelo Downloads INFO]
Para Android e iOS, o Mobli funciona mais ou menos como o Instagram: focado em fotografia, ele apresenta alguns efeitos diversos para aplicar antes de compartilhar o retrato nas redes sociais. Nas fotos, dá para aplicar e combinar até quatro efeitos diferentes. Mas, se preferir, dá para gravar um vídeo no lugar.
O aplicativo não limita o tempo dos filmes, sendo possível gravar o quanto o smartphone suportar. No entanto, não dá para aplicar nenhum filtro nos vídeos, e o usuário limita-se a apenas definir hashtags, descrição e título dos posts. Eles são postados direto na rede social do Mobli bem movimentada, por sinal , e podem ser compartilhados no Facebook e no Twitter, cujas contas servem também para fazer login no app.
[Baixe o Mobly para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Mobly para iOS pelo Downloads INFO]
Simples, mas bastante funcional, o Keek se conecta ao Facebook para importar contatos que também usam o app e não deixar seu feed de vídeos vazio. O aplicativo permite gravar filmes curtos usando a câmera do aparelho ou importar algum da galeria. Não há, no entanto, efeitos para aplicar nas filmagens um reflexo da simplicidade do Keek.
Para compensar, o aplicativo investe em mais recursos sociais, como posts apenas com texto e até envio de mensagens o que o torna uma mistura de Twitter com YouTube e WhatsApp. É possível ainda criar grupos de conversa, juntando um máximo de 36 pessoas. A rede do Keek não é das mais povoadas, mas dá para encontrar algumas personalidades para adicionar e acompanhar.
[Baixe o Keek para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Keek para iOS pelo Downloads INFO]
Apresentando diferentes interfaces no Android e no iOS, o Klip é outro aplicativo simples, assim como o Keek. No sistema do Google, ele divide as postagens em duas colunas quase como o Facebook , enquanto no da Apple, todo o conteúdo aparece uma só, mais larga, só. O aplicativo serve especialmente para compartilhar vídeos de até um minuto, que, no iOS podem ser incrementados com efeitos ou com diferentes lentes.
O app ainda permite aos membros da rede social trocarem mensagens privadas. As postagens de vídeos recebem descrição, localização e são compartilhadas no feed do próprio Keek. Elas podem ser enviadas também ao Facebook, ao YouTube e ao Twitter. O aplicativo, claro, requer cadastro para ser usado, mas o usuário pode se logar usando a conta do Facebook ou a do Google.
[Baixe o Klip para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Klip para iOS pelo Downloads INFO]
Para finalizar a seleção, uma solução bem mais óbvia: o aplicativo oficial do YouTube para filmagem e compartilhamento. Gratuito e apenas para iOS, o YouTube Capture tem como grande diferencial uma função que impede que o usuário grave com o celular na vertical. Assim, os vídeos saem sempre na posição certa, e não em pé, ocupando apenas uma faixa no meio da tela.
O aplicativo ainda traz alguns recursos bons para edição, como estabilizador de imagem e correção de cor. É possível ainda adicionar uma trilha sonora ao filme gravado, que depois pode ser compartilhado no Google+, no Facebook e no Twitter.
[Baixe o YouTube Capture para iOS pelo Downloads INFO]
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão