Tecnologia

O Bluetooth chegou!

Uma rede dessas dispensa fios, mas não compartilha acesso à internet

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h24.

Hardware
Um PC e um
notebook
Uso
Transferência de arquivos,
chat e troca de e-mails
entre usuários do
dispositivo Bluetooth

Grau de
dificuldade

(fácil)

Adoramos

Alcance da comunicação
e facilidade de uso

Odiamos

Não compartilha
periféricos e acesso
à internet

Tempo de instalação

Dez minutos

Custo de hardware
da rede (R$)

1 200


Você vai precisar de:

Adaptador
USB para uso em desktop,
da 3Com,
600 reais
PC Card
para o
uso em
notebooks,
da 3Com,

600 reais


O Bluetooth, um dispositivo sem fio que permite a comunicação ponto a ponto entre micros, foi lançado há um bom tempo, mas só agora começa a dar o ar da graça no mercado brasileiro. Apesar de permitir uma conexão sem fio entre computadores, a tecnologia não pode ser considerada concorrente de uma rede sem fio como a 802.11b, por exemplo. A razão é uma só: o sistema não utiliza o protocolo TCP/ IP que é comum em redes. Para fazer a troca de arquivos e permitir que as máquinas se conversem, ele usa o software Bluetooth Conection Manager, baseado no protocolo de comunicação Bluetooth v1.1. Isso significa que o sistema permite a comunicação entre dois micros, mas não compartilha o acesso à internet ou o uso de um periférico que não tenha o mesmo padrão de comunicação.


Testamos a solução Bluetooth da 3Com, que é composta de um cartão PC Card e um adaptador USB. Ela é compatível com as versões Me, 2000 e 98 do Windows. No nosso caso foi utilizado o Windows 2000, num Pentium III de 600 MHz, com 256 MB de memória e HD de 20 GB. A instalação chegou a impressionar pela facilidade. Foi necessário somente rodar o software de instalação para que os dispositivos começassem a funcionar.

Instalação da rede

Em nossa rede tínhamos o PC e um notebook Pentium III de 750 MHz, 256 de MB e HD de 30 GB. Primeiramente baixamos os drivers necessários para cada uma das máquinas. Os dois drivers estão disponíveis para download no site da 3Com
(www.3com.com/
products/ en_US/ downloadsindex.jsp
). No caso do computador de mesa, assim que plugamos o adaptador Bluetooth na porta USB ele foi reconhecido e iniciou a instalação. Durante o processo foi necessário apenas determinar um local para instalar o dispositivo e o trabalho foi concluído. No notebook o processo foi semelhante, com a diferença de que usa um cartão PC Card e não um adaptador USB.


Assim que as instalações foram concluídas, as duas máquinas já se reconheceram e começaram a se comunicar. A distância máxima conseguida na conexão entre os micros foi bem satisfatória para uma rede sem fio, que teoricamente não suporta obstáculos sólidos. Para ter uma idéia, o recomendável para o uso do Bluetooth é uma distância máxima de 10 metros em área aberta. Mas conseguimos manter uma conexão até uma distância de 50 metros, mesmo entre paredes. Para garantir a segurança, instalamos o antivírus Panda Platinum, da Panda Software, em cada uma das máquinas e o produto foi bem-aceito pela rede.


Apesar de a tecnologia Bluetooth prometer uma comunicação de até 1 Mbps, na prática a velocidade para a transferência de arquivos não chega a esse número. Para enviar um documento de 15 MB, foram necessários 5 minutos e 59 segundos, o que corresponde a uma velocidade de 0,35 Mbps.


Além de transferir arquivos, o Bluetooth Conection Manager também permite a conversa via chat e a troca de e-mails entre as máquinas. Como o reconhecimento e a conexão entre dispositivos com esse padrão são automáticos, há uma proteção contra possíveis invasões. O usuário pode definir o nível de segurança que desejar. Estão disponíveis no software os níveis low (verde), medium (vermelho) e high (amarelo), que
- da mesma forma que acontece nos semáforos - são mais ou menos protegidos de acordo com a vontade do usuário.


Por enquanto, no Brasil, só é possível o uso do Bluetooth para a comunicação entre notebooks e desktops. A conexão com outros equipamentos como impressoras e handhelds e celulares, apesar de já existir em outros países, ainda não está a nosso alcance com os produtos fabricados localmente ou importados pelos canais convencionais.

Software
AntivírusPanda Antivírus
Platinum, da Panda Software, 59 reais. Veja
em www.uol.com.br/info/
aberto/download/932.shl

Anterior

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?

TikTok segue indisponível nas lojas de aplicativo dos EUA mesmo após liberação de Trump

A curiosa bateria nuclear chinesa que tem o tamanho de uma moeda e pode durar 50 anos

Para trazer mamute extinto de volta, startup recebe US$ 200 milhões em investimento