EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h19.
Hardware | |
Três PCs com roteador de banda larga | |
Uso | Rede sem fio com compartilhamento de impressora e acesso à internet por roteador |
Grau de dificuldade |
(um pouco difícil) |
Adoramos | Um micro não depende de outro para acessar a internet |
Odiamos | A velocidade é mais baixa que na rede sem roteador |
Tempo de instalação | Três horas |
Custo de hardware da rede (R$) | 1 742 |
Você vai precisar de:
Cabo Ethernet categoria 5 com conectores RJ-45, cerca de 10 reais
Roteador de
banda larga
D-Link DI-713P,
877 reais
Cartão
DWL-650,
da D-Link,
346 reais
Placa de rede
sem fio DWL-500, da
D-Link, 509 reais
Ouso de um roteador de banda larga numa rede 802.11b traz maior flexibilidade. O roteador é colocado entre a linha de acesso à internet (ADSL ou cable modem) e o PC ao qual ela estava ligada. Cada micro pode, então, acessar a internet sem depender dos demais, já que o roteador se encarrega de compartilhar a conexão. Nesta rede, o INFOLAB empregou um roteador DI-713P, da D-Link, para conectar dois PCs de mesa, um notebook, uma impressora e uma linha de cable modem. Os micros usados foram um Pentium 4 de 1,4 GHz com 256 MB de memória, um Pentium III de 866 MHz com 128 MB de memória e um notebook Dell Latitude com Pentium III de 750 MHz e 128 MB de memória. O roteador da D-Link tem funções de firewall, dispensando a instalação de programas contra invasões. O dispositivo também permite combinar ligações sem fio com até três conexões Ethernet convencionais.
Na comunicação entre os micros, a rede montada pelo INFOLAB mostrou-se mais lenta que a versão sem roteador. As taxas de transferência ficaram ao redor de 2,5 Mb/s, caindo para cerca de 1,5 Mb/s quando o micro era colocado a 15 metros do roteador e atrás de duas paredes. O acesso à internet, porém, teve uma distribuição de banda mais regular, com todos os micros navegando e fazendo downloads em velocidades semelhantes.
Interfaces sem fio
A instalação das interfaces sem fio nos micros segue os mesmos passos descritos para a rede 802.11b sem roteador. Nesta rede, usamos duas interfaces da D-Link: uma placa DWL-500 para um dos PCs de mesa e um cartão DWL-650 para o notebook. Todos os micros empregados rodavam Windows 98 SE. É necessário ter o CD de instalação do Windows à mão para a configuração dos drivers. Para começar, desligamos o PC de mesa, abrimos o gabinete, encaixamos a placa sem o cartão PC Card num conector PCI e apertamos o parafuso de fixação. Ligando o micro, o Windows reconhece a placa e instala o driver adequado.
Colocamos no drive o CD que acompanha a placa da D-Link e instalamos o programa controlador para a rede sem fio. Durante a instalação, o programa pergunta qual o tipo de rede a ser configurado. Escolhemos Infrastructure. Quando o PC é reiniciado, o programa instalador pede para encaixar o cartão WiFi na placa. Depois de fazer isso, rodamos o utilitário de configuração da D-Link, que já está instalado no micro. O Windows instala o driver para o cartão WiFi.
O programa abre uma tela de configuração. Clicamos em Edit Configuration. Damos um nome para a rede (SSID), que deve ser o mesmo para todos os micros. Se quiser, assinale a opção de ativar a criptografia e digite uma senha, a mesma para todos os PCs. Se houver micros com interfaces WiFi de marcas diferentes, pode ser necessário deixar a criptografia desativada para que eles possam comunicar-se. A instalação deve ser repetida no notebook, mas, nesse caso, não existe a placa PCI. Começamos instalando o driver da D-Link para o cartão de rede, usando o CD fornecido com ele.
O roteador
Terminada a instalação das interfaces WiFi, vamos configurar o roteador. Começamos com o cable modem já instalado e conectado a um dos micros. Em geral, os serviços de acesso via cable modem trabalham com uma placa de rede específica. Vamos seguir um caminho um tanto tortuoso para contornar essa restrição. No micro que está ligado ao cable modem, clicamos com o botão direito no ícone Ambiente de Rede, que aparece na Área de Trabalho. Escolhemos Propriedades, selecionamos o protocolo TCP/IP associado à placa Ethernet e clicamos novamente em Propriedades. Na aba Endereço IP, assinalamos a opção de especificar um endereço IP. Digite um endereço como 192.168.0.20. Assim, estamos atribuindo um endereço fixo a essa placa. É provável que o acesso à internet pare de funcionar.
Desconectamos do micro o cabo que vem do cable modem e o encaixamos na entrada WAN do roteador. Com um cabo UTP categoria 5, conectamos a placa Ethernet do micro a uma das três tomadas numeradas no roteador. Ligamos o roteador na tomada de energia elétrica. Abrimos o browser no micro e digitamos o endereço http://192.168.0.1/. Deve aparecer a tela inicial do utilitário de gerenciamento do roteador. Digitamos a senha admin para ter acesso às configurações. No menu na base da tela, clicamos em Tools e, em seguida, no botão Clone MAC. Clique então no botão Reboot e confirme clicando em OK. Depois disso, o roteador passa a se identificar para o cable modem como se fosse a placa de rede do PC.
Você deverá, então, voltar à tela de configuração do roteador. Clique em Setup no menu abaixo. No item WAN Type, certifique-se de que a opção Dynamic IP Adress está selecionada (se o acesso à internet fosse via ADSL, a configuração correta seria PPP over Ethernet). No menu, clique em Information e, em seguida, no botão Renew no alto à direita. O roteador vai buscar um novo endereço IP dinâmico. Na Área de Trabalho do Windows, clique novamente com o botão direito em Ambiente de Rede e escolha Propriedades. Selecione o protocolo TCP/IP associado à placa Ethernet e clique em Propriedades. Na aba Endereço IP, assinale a opção de obter um endereço automaticamente. Clique em OK. Terminado esse passo, esse micro deve voltar a ter acesso à internet, agora por meio do roteador.
Configuração do Windows
A próxima etapa é a configuração dos serviços de rede do Windows. Os passos são os mesmos seguidos para a rede sem fio peer-to-peer. No micro ligado diretamente ao roteador, abrimos o Painel de Controle e damos um duplo clique em Rede. Verifique se o Compartilhamento de Arquivos e Impressoras faz parte da lista de componentes instalados. Se não fizer, clique no botão correspondente para configurá-lo. Depois, abra o Windows Explorer e escolha a pasta ou disco a compartilhar. Clique com o botão direito e selecione Compartilhamento. Na janela que se abre, assinale Compartilhado e, se quiser, digite uma senha.
Repita a configuração do Windows nos outros micros. Enquanto estiver na tela que mostra os componentes de rede instalados, verifique se o protocolo TCP/IP está entre eles, associado à interface sem fio. Se não estiver, clique em Adicionar. Escolha Protocolo e clique novamente em Adicionar. Selecione Microsoft e o protocolo TCP/IP e clique em OK.
Impressora
O roteador DI-713P tem uma interface paralela para impressora. O INFOLAB conectou a ela uma impressora HP 930C. Para configurá-la, primeiro instalamos, no micro, o software do servidor de impressão da D-Link, que vem junto com o roteador. Depois, ligamos a impressora e instalamos o software da HP que vem com ela. Durante a instalação, especificamos que a impressora é local (não de rede) e que está ligada à porta D-Link LPT Port. Esse processo deve ser repetido em cada um dos PCs.
Se a sua impressora usa interface USB ou se você tem um equipamento multifuncional, é melhor conectá-lo a um dos micros e fazer o compartilhamento como foi explicado para a rede sem fio peer-to-peer. Para terminar a montagem da rede, falta apenas instalar o antivírus Virus- Scan, da McAfee. Para isso, inserimos o CD no drive e seguimos as instruções exibidas na tela.
Software | |
Antivírus | VirusScan 6, da NAI/McAfee, 69 reais por PC. Cópia de demonstração disponível em www.uol. com.br/info/aberto/ download/2208.shl |
Converse sobre cable modem
no Fórum INFO www.uol.com.br/
info/aberto/forum/cabo.shl