Serviço de seguro facilita a locação de apartamentos (Pexels/Fotos Públicas)
Da Redação
Publicado em 22 de março de 2021 às 17h23.
Última atualização em 19 de abril de 2021 às 16h42.
Uma das grandes preocupações de quando se vai alugar um imóvel é como proporcionar a segurança de pagamento para o dono ou imobiliária. As alternativas mais comuns para essa garantia costumam ser o fiador e o depósito (ou valor caução como alguns devem conhecer). Mas além dessas duas opções, o seguro fiança também entra na categoria que busca “proteger” o proprietário, caso o inquilino não cumpra com suas responsabilidades.
O que é o seguro fiança?
O seguro fiança serve para garantir que uma das partes seja ressarcida se a outra não conseguir cumprir com os compromissos acertados em contrato. Diversas seguradoras oferecem este tipo de serviço e, geralmente, tem como valor base o valor do aluguel + taxas (IPTU e condomínio, por exemplo) e, por isso, acaba tendo um preço mais elevado em relação às outras opções citadas anteriormente. A cobertura do seguro é escolhida pelo proprietário e apresentada aos inquilinos e imobiliária que, então, decidem aceitar ou não depois do orçamento.
Ele é acionado quando o administrador do imóvel identifica atraso no pagamento do aluguel e o seguro cobre a despesa. Caso a situação permaneça por mais tempo, é possível que uma ação de despejo do locatário seja realizada.
A maior vantagem de optar por este tipo de garantia é a dispensa do fiador. Muitas vezes, a imobiliária exige que o fiador seja da mesma cidade do imóvel a ser locado, o que acaba dificultando a situação de pessoas que estão mudando de cidade. Outro empecilho pode ser a responsabilidade que o fiador precisa adquirir, já que é ele quem vai ser acionado caso o inquilino deixe de pagar.
Agora que você conhece melhor sobre o seguro fiança, avalie todas as possibilidades na próxima vez em que precisar alugar um espaço, seja residencial, seja comercial, e não passe por dificuldades para negociar o contrato.
Quer saber tudo sobre crédito? Acesse já o nosso portal creditopara.vc e fique por dentro!