Revista Exame

Nas melhores cidades para fazer negócios, riqueza atrai riqueza

As melhores cidades para fazer negócio aproveitam suas vocações e mostram capacidade para enfrentar a adversidade, segundo um ranking da Urban Systems

São Caetano do Sul: a expansão de setores como saúde e construção compensou a perda de empregos no setor automotivo  (Germano Lüders/Exame)

São Caetano do Sul: a expansão de setores como saúde e construção compensou a perda de empregos no setor automotivo (Germano Lüders/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2019 às 05h48.

Última atualização em 16 de outubro de 2019 às 10h42.

Um dos berços da indústria automotiva no Brasil, a cidade de São Caetano do Sul, localizada na região metropolitana de São Paulo, tinha 9.944 empregos nas fábricas locais de carros e autopeças em 2014. Passados cinco anos e uma das mais profundas recessões do Brasil, o número caiu para 1.100. A queda brutal teve impacto na economia de São Caetano do Sul, onde o setor automotivo representava quase 10% dos empregos. Mas a cidade vem passando por um processo de diversificação da economia, atenuando parte dos efeitos da crise. De 2014 a agosto deste ano, o total de postos formais diminuiu de 113.000 para 109.000. Apesar de não ter recuperado o nível pré-crise, os sinais são animadores. Os empregos que exigem ensino superior cresceram 8% em 2017. De 2016 para 2017, o número de empresas instaladas na cidade aumentou 3,5%, com destaque para as dos setores de saúde e de construção civil — este último registrou alta de 50%.

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:Cidadescidades-brasileiraseconomia-brasileiraEmpregosUrban Systems

Mais de Revista Exame

Com o consumo de vinho em queda no mundo, Brasil se torna porto seguro para vinícolas

Ela saiu do vermelho com essas duas estratégias e hoje mira faturamento de R$ 150 milhões

Conheça duas leituras essenciais para evitar a crise dentro da sua empresa

Como gerir melhor o caixa? Veja startups que podem ajudar sua empresa