Revista Exame

Quem perde de verdade com nossas leis trabalhistas

Algo está profundamente torto quando ações para ajudar alguém começam a atrapalhar sua vida. É o caso das leis trabalhistas para o trabalhador. E ninguém mexe em nada, a não ser para piorar mais as coisas

Exemplo a ser evitado: em países como a Espanha, o custo do trabalho passou a gerar prejuízo — e desemprego  (Jasper Juinen/Getty Images)

Exemplo a ser evitado: em países como a Espanha, o custo do trabalho passou a gerar prejuízo — e desemprego (Jasper Juinen/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de maio de 2013 às 09h12.

São Paulo - As leis trabalhistas têm, no Brasil e no mundo, uma situação incomum — conseguem ser boas e ruins ao mesmo tempo. Dizer que são boas tornou-se, hoje, um consenso mais ou menos universal, mas não ajuda muito nas reflexões racionais em torno do tema; é mais ou menos como declarar-se a favor da luz elétrica ou da água encanada, benefícios com os quais todo mundo concorda (com exceção, é claro, desta ou daquela seita ambientalista), e que, portanto, dispensam maiores discussões filosóficas.

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:América LatinaCLTCompetitividadeCusto BrasilDados de Brasileconomia-brasileiraEdição 1040LegislaçãoLeis trabalhistasMercado de trabalhoreformas

Mais de Revista Exame

Com o consumo de vinho em queda no mundo, Brasil se torna porto seguro para vinícolas

Ela saiu do vermelho com essas duas estratégias e hoje mira faturamento de R$ 150 milhões

Conheça duas leituras essenciais para evitar a crise dentro da sua empresa

Como gerir melhor o caixa? Veja startups que podem ajudar sua empresa