Revista Exame

Com certificação rápida, instituto de Belém do Pará cresceu mais de 500% em um ano

O Instituto de Educação Tecnológica Avançada da Amazônia (Ietaam) tem como carro-chefe a certificação por competência, que permite validar habilidades e obter um diploma técnico em 30 dias

Diego Oliveira, diretor de operações do Ietaam: certificação “acelerada”  já representa 80% da receita (Ietaam/Divulgação)

Diego Oliveira, diretor de operações do Ietaam: certificação “acelerada” já representa 80% da receita (Ietaam/Divulgação)

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 06h00.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2025 às 08h40.

Tudo sobreNegócios em Expansão 2024
Saiba mais

Desde cedo, Valdo Oliveira soube que a educação seria o caminho certeiro para crescer. Filho de uma lavadeira e de um taxista, dividia o dia entre o trabalho como eletricista e cursos técnicos à noite.

O paraense faz parte de um grupo seleto de brasileiros: apenas 11% dos jovens de 15 a 24 anos fazem ensino técnico, enquanto em países como Alemanha e Estados Unidos esse número chega a 65%.

Ao mesmo tempo, cerca de 9 milhões de trabalhadores industriais precisam de qualificação atualmente, mas a oferta de cursos ainda não acompanha a demanda.

Foi assim que Oliveira fundou o Instituto de Educação Tecnológica Avançada da Amazônia (Ietaam), em 2012. O foco inicial eram cursos técnicos convencionais, mas o carro-chefe da marca chegou em 2015: a certificação por competência, que permite validar habilidades e obter um diploma técnico em 30 dias, reconhecido pelo MEC.

Como essa dupla de Cascavel transformou dor em um negócio milionário

O faturamento saltou de 9,5 milhões de reais em 2021 para 254 milhões de reais em 2023. Foram os anos em que a empresa participou do ranking NEEx, o que, segundo o diretor de operações da Ietaam, Diego Oliveira, foi um fator essencial para ganhar confiança entre clientes e alunos.

“Influencia muito na hora de fechar parcerias e aumenta bastante a nossa autoridade”, diz o filho de Valdo.

Hoje, 80% da receita vem da certificação, e o Ietaam já formou mais de 100.000 alunos. Agora, a meta é superar os 500 milhões de reais em faturamento.

Quer ver a sua empresa nas páginas da EXAME assim como o Ietaam? Inscreva-se no Negócios em Expansão 2025. É grátis!

O que é o ranking EXAME Negócios em Expansão

O ranking EXAME Negócios em Expansão é uma iniciativa da EXAME e do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME). O objetivo é encontrar as empresas emergentes brasileiras com as maiores taxas de crescimento de receita operacional líquida ao longo de 12 meses. Em 2024, a pesquisa avaliou as empresas brasileiras que mais conseguiram expandir receitas ao longo de 2023. A análise considerou os negócios com faturamento anual entre 2 milhões e 600 milhões de reais.

A edição 2025 já está com inscrições abertas. A participação é 100% gratuita. As inscrições vão até 5 de maio, mas quem concluir o cadastro antes de 31 de março ganhará o acesso a uma trilha de conteúdos online dedicados a empreendedores dentro da plataforma LIT, da escola de negócios Saint Paul. Entre os conteúdos estão inteligência artificial, sustentabilidade corporativa, gestão de times de alta performance, capital de giro e gestão do fluxo de caixa, marketing digital e cenário econômico.

Não fique de fora da maior celebração do empreendedorismo brasileiro. Clique aqui para começar a sua inscrição.

Acompanhe tudo sobre:1272Negócios em Expansão 2024

Mais de Revista Exame

América para os americanos? Trump revive 'doutrina Monroe' e muda relação com países vizinhos

Vitrine de negócios

A aposta certeira da AZ Quest

A vez dos PJs: esta startup ajudou 100 mil autônomos a organizar a vida