Revista Exame

Confira o Guia Casual do Verão, com dicas de viagens, cervejas e comidas

Vem chegando a mais festiva das estações. Escolha os destinos, aproveite o calor e desfrute da natureza, com todas as precauções necessárias

Prato do Charco, em São Paulo: mariscos maiores e mais saborosos (Divulgação/Divulgação)

Prato do Charco, em São Paulo: mariscos maiores e mais saborosos (Divulgação/Divulgação)

Ivan Padilla

Ivan Padilla

Publicado em 5 de novembro de 2020 às 05h19.

Última atualização em 5 de novembro de 2020 às 07h40.

Nenhum verão é igual a outro. Mas nenhum verão será tão diferente como o deste ano. Após meses de isolamento, os turistas voltam a movimentar as estradas, e os hotéis registram aumento de movimento. Nos feriados mais recentes, o Balneário Camboriú viu hotéis atingir lotação máxima, e as praias do Rio de Janeiro ficaram apinhadas de gente, como se não houvesse amanhã.

Esse frenesi, ainda oficialmente na primavera, indica uma temporada de férias para lá de quente. “Não consigo dissociar o verão do Brasil”, afirma Ricardo Moreno, diretor da plataforma de conteúdo The Summer Hunter. “Para mim, não existe lugar melhor no mundo para aproveitar a estação no que ela oferece de melhor: calor, praia, natureza exuberante, paz.”

Este será, sim, um verão sem passaporte. Com muitos países ainda fechados pela pandemia de covid-19, os roteiros nacionais estarão em alta. “É uma oportunidade de ouro, ainda que por vias tortas, para conhecer melhor os nossos 7.000 quilômetros de costa”, diz Moreno. Mas faz o necessário alerta: é preciso estar atento aos protocolos de segurança nos hotéis e ao distanciamento social.

Os destinos mais conhecidos, a exemplo do litoral norte de São Paulo, de Trancoso, na Bahia, e de praias catarinenses, como Garopaba e Florianópolis, certamente estarão lotados. Um levantamento do site de viagens Decolar.com apontou as dez localidades mais procuradas entre dezembro e março. São, na ordem, Fortaleza, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Natal, Salvador, Porto Seguro, São Paulo, Florianópolis e João Pessoa.

Verão pede praia e pede também pratos à base de peixes, cervejas geladas e vinhos refrescantes, camisas de linho cru e chapéus de palha, além de um bom protetor solar e um bem-vindo hidratante, de preferência de procedência vegana. Nas próximas páginas selecionamos o que deve ser tendência e como você pode aproveitar a mais festiva das estações. Desfrute, com os cuidados necessários.


CASA DE PRAIA SEM DOR DE CABEÇA

Novos empreendimentos em Trancoso e Itacaré se encarregam da manutenção de sua moradia — e de alugá-la quando você não estiver usando | Daniel Salles


MARÉ A FAVOR DOS FRUTOS DO MAR

Aproveite: ostras e mexilhões chegam nesta temporada com qualidade fora do comum | Daniel Salles


UMA CERVEJA COM ALMA BRASILEIRA

A maior parte das cervejarias usa lúpulo importado na produção. Não é o caso da Braza Hops, novo rótulo da Black Princess


Aquele amassado que está na moda

Tecidos rústicos, como linho, e tons pastel dão o tom da estação. Mas não se espante com eventuais brilhos e paetês


PARA LEVAR NA BOLSA, NO PULSO OU NOS PÉS

Detalhes que fazem toda a diferença nos momentos de lazer


PELE BEM PROTEGIDA E BEM HIDRATADA

Protetores solares para a hora do sol forte e cremes para depois da praia

Acompanhe tudo sobre:CasualCervejascomida-e-bebidaViagens

Mais de Revista Exame

Estes três amigos saíram do emprego na pandemia. Hoje fazem R$ 39 milhões com vans elétricas

A estratégia da L'Oréal para levar a inclusão produtiva ao maior porto escravagista das Américas

Data centers movimentam investimentos bilionários no Brasil — e esta empresa lidera a aposta

Ele decidiu empreender por conta própria após um AVC e já faturou R$ 1,8 mi