--- []
Da Redação
Publicado em 18 de fevereiro de 2011 às 13h32.
Victor Civita, o fundador da Abril e de EXAME, completaria 100 anos neste início de fevereiro. Para comemorar a data, resolvemos preparar um documentário -- www.centenariovictorcivita.com.br (*) -- e um livro (**) sobre sua vida e obra. A prefeitura de São Paulo inaugurará uma praça pública com seu nome ao lado da sede da empresa e -- com muito orgulho -- expediremos as primeiras cartas levando o selo comemorativo que os Correios lançam em 9 de fevereiro.
Apesar da dificuldade de qualquer filho escrever objetivamente a respeito de seu pai, acredito poder dizer -- sem exagero -- que "VC" (como o chamávamos na Abril) foi uma daquelas figuras que alteram os caminhos que percorrem. Sua coragem, sua ousadia, seu entusiasmo permanente e seu espírito empreendedor levaram à criação de revistas e obras culturais que revolucionaram a atividade editorial e enriqueceram a vida de várias gerações de brasileiros.
Victor Civita tinha como sagrado o respeito ao leitor e uma sensibilidade inigualável para compreender o que o público queria e precisava para se informar, se entreter e se educar. Essas contribuições -- mais sua preocupação permanente com a integridade, o bom gosto e a excelência -- acabaram por transformar a história das publicações no Brasil. Acima de tudo, ele tinha a convicção de que a liberdade de expressão e uma imprensa independente e forte são alicerces fundamentais da democracia.
Em nome de toda a família Civita e dos atuais 6 000 integrantes do Grupo Abril, reafirmo que estamos empenhados em honrar o legado de Victor Civita com jornalismo responsável, permanentemente comprometido com os reais interesses do Brasil e -- acima de tudo -- com os milhões de leitores que nos honram com sua preferência e sua confiança.
Roberto Civita, presidente da Abril e editor de EXAME