Revista Exame

Startups de tecnologias inéditas criam nova uma onda de boas ideias

Nascidas de um ecossistema de inovação já estabelecido, startups de tecnologias inéditas criam uma nova geração de inovações

Infarm: cultivo vertical indoor, com frutas, vegetais e verduras selecionados e modificados geneticamente para florescer em ambiente controlado (Divulgação/Divulgação)

Infarm: cultivo vertical indoor, com frutas, vegetais e verduras selecionados e modificados geneticamente para florescer em ambiente controlado (Divulgação/Divulgação)

Infarm, de agricultura vertical

A junção da vida urbana com a agricultura é a missão desse unicórnio com sede em Amsterdã, na Holanda. Para fazer dar certo essa combinação, a startup propõe o cultivo vertical indoor, com frutas, vegetais e verduras selecionados e modificados geneticamente para florescer em ambiente controlado.

O diferencial da empresa é fornecer os alimentos mais frescos e sem a perda que a logística do cultivo tradicional causa à colheita. Na lista de clientes do hortifruti high-tech estão varejistas do peso de Amazon Fresh, Metro AG e Marks & Spencer. Financiando a ideia estão fundos como a Qatar Investment Authority que, junto com outros investidores, deu à empresa um caixa de 500 milhões de dólares, valor que lança a Infarm como uma das agritechs mais bem financiadas do mundo.

Não perca as últimas tendências do mercado de tecnologia: assine a EXAME por menos de R$ 0,37 e receba notícias em primeira mão.


Kodiak Robotics, de caminhões autônomos 

Com 30 milhões de dólares recém-aportados ao caixa da Kodiak Robotics, de caminhões autônomos, a empresa que foca seus esforços em inteligência artificial e radares de visão de máquina deve expandir a marca de mais de 13.000 quilômetros rodados sem o controle humano por estradas dos Estados Unidos.

Os caminhões da Kodiak já foram abraçados pelo gigante sueco Ikea, que espera entregar parte de seus produtos com os veículos autodirigidos até o fim da década. Em testes feitos pelas parceiras, enquanto havia um piloto de testes ao volante, o humano cedeu ao robô 94% do tempo. Junto com isso, as viagens tiveram uma economia de combustível de 10%. Se no futuro a empresa se provar viável, a ideia será substituir os veículos a combustão por elétricos e assim ajudar o setor de logística a reduzir o impacto das emissões de carbono. 

Kodiak Robotics, de caminhões autônomos (Divulgação/Divulgação)


QuEra Computing, de computação quantica 

Nascida em um laboratório de física do MIT, em 2017, a QuEra Computing desenvolve um tipo especial de computador quântico conhecido como simulador quântico programável. Em termos mais simples, a tecnologia é capaz de lançar luz sobre uma série de processos quânticos complexos e, eventualmente, ajudar a trazer avanços ao mundo real em ciência de materiais, comunicação sem fio, finanças e sistemas de pagamentos, além de muitos outros campos — superando obstáculos de pesquisa que estão além das capacidades até mesmo dos supercomputadores mais rápidos de hoje. O simulador já permitiu, por exemplo, observar o comportamento de átomos que funcionavam na teoria, mas nunca haviam sido comprovados em um experimento real. 

QuEra Computing, de computação quantica (Divulgação/Divulgação)

LEIA TAMBÉM: 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasStartupsTecnologia da informação

Mais de Revista Exame

Borgonha 2024: a safra mais desafiadora e inesquecível da década

Maior mercado do Brasil, São Paulo mostra resiliência com alta renda e vislumbra retomada do centro

Entre luxo e baixa renda, classe média perde espaço no mercado imobiliário

A super onda do imóvel popular: como o MCMV vem impulsionando as construtoras de baixa renda