Revista Exame

Como essa dupla de Cascavel transformou dor em um negócio milionário

A Doutor Hérnia cresceu 850% em três anos e mira o mercado europeu com franquias de baixo custo que ajudam o paciente a fugir da mesa de cirurgia

Laudelino Risso e André Pêgas, fundadores da Doutor Hérnia: metodologia própria ajuda a evitar cirurgias ou remédios (Doutor Hérnia/Divulgação)

Laudelino Risso e André Pêgas, fundadores da Doutor Hérnia: metodologia própria ajuda a evitar cirurgias ou remédios (Doutor Hérnia/Divulgação)

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 06h00.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2025 às 08h40.

Tudo sobreNegócios em Expansão 2024
Saiba mais

Na faculdade de fisioterapia, Laudelino Risso se interessou pelo tratamento da coluna vertebral ao acompanhar as aulas do doutor André Pêgas. A afinidade da dupla de Cascavel, no Paraná, cresceu além da sala de aula: foram oito anos de trabalho e pesquisas até os dois desenvolverem um método próprio de avaliação e cuidado para dores na coluna.

O resultado virou um modelo de negócio: a Doutor Hérnia, rede de franquias especializada em tratamentos não invasivos.

De uma única unidade em São Paulo em 2019, hoje tem mais de 100 clínicas pelo país. Enquanto a receita líquida de 2023 ficou na casa dos 6 milhões de reais, o faturamento de 2024 é estimado em 7,2 milhões de reais.

Com certificação rápida, instituto de Belém do Pará cresceu mais de 500% em um ano

O diferencial da rede está na metodologia própria, que traz alívio para dores sem precisar recorrer a cirurgias ou remédios.

Além disso, o custo para abrir uma franquia é relativamente baixo: são 130.000 reais, e não é necessário ser da área da saúde.

Segundo Pêgas, fazer parte do Ranking EXAME Negócios em Expansão facilita na hora de negociar com potenciais franqueadores. “Nos ajuda a criar autoridade”, diz. Agora, a empresa quer ir além do Brasil.

O foco inicial da expansão internacional está na Espanha e em Portugal, onde a demanda por quiropraxia cresce.

Por aqui, a meta é chegar a 300 unidades até o fim de 2025 e consolidar o modelo como referência.

“Queremos que as pessoas saibam que existe um caminho seguro e eficiente para tratar dores na coluna, sem precisar de cirurgia”, afirma Risso.

Quer ver a sua empresa nas páginas da EXAME assim como a Doutor Hérnia? Inscreva-se no Negócios em Expansão 2025. É grátis!

O que é o ranking EXAME Negócios em Expansão

O ranking EXAME Negócios em Expansão é uma iniciativa da EXAME e do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME). O objetivo é encontrar as empresas emergentes brasileiras com as maiores taxas de crescimento de receita operacional líquida ao longo de 12 meses. Em 2024, a pesquisa avaliou as empresas brasileiras que mais conseguiram expandir receitas ao longo de 2023. A análise considerou os negócios com faturamento anual entre 2 milhões e 600 milhões de reais.

A edição 2025 já está com inscrições abertas. A participação é 100% gratuita. As inscrições vão até 5 de maio, mas quem concluir o cadastro antes de 31 de março ganhará o acesso a uma trilha de conteúdos online dedicados a empreendedores dentro da plataforma LIT, da escola de negócios Saint Paul. Entre os conteúdos estão inteligência artificial, sustentabilidade corporativa, gestão de times de alta performance, capital de giro e gestão do fluxo de caixa, marketing digital e cenário econômico.

Não fique de fora da maior celebração do empreendedorismo brasileiro. Clique aqui para começar a sua inscrição.

Acompanhe tudo sobre:1272Negócios em Expansão 2024

Mais de Revista Exame

Vitrine de negócios

América para os americanos? Trump revive 'doutrina Monroe' e muda relação com países vizinhos

A aposta certeira da AZ Quest

Com certificação rápida, instituto de Belém do Pará cresceu mais de 500% em um ano