Revista Exame

Conheça as melhores empresas do mercado financeiro em 2023

EXAME premia os gestores dos fundos que melhor souberam aliar performance, consistência e gestão de risco nos últimos dois anos

Eduardo Alhadeff, André Lion, Rodrigo Azevedo, Vivian Lee e Mário Torós, da Ibiuna: 37 bilhões de reais e 200.000 clientes sob seus cuidados (Germano Lüders/Exame)

Eduardo Alhadeff, André Lion, Rodrigo Azevedo, Vivian Lee e Mário Torós, da Ibiuna: 37 bilhões de reais e 200.000 clientes sob seus cuidados (Germano Lüders/Exame)

Publicado em 22 de março de 2023 às 06h00.

Última atualização em 26 de março de 2023 às 13h36.

O ano de 2022 ficou marcado na indústria de fundos do Brasil. O setor teve o maior resgate líquido da história: 162,9 bilhões de reais. As primeiras semanas de 2023 não foram diferentes. A onda de saques parece estar longe do fim. Entre janeiro e fevereiro, os saques já somaram 53 bilhões de reais, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). O investidor tem tirado seu dinheiro principalmente dos fundos multimercado e de ações. É difícil cravar apenas um motivo que explique esse movimento. Entre as razões apontadas pela Anbima, que faz acompanhamento mensal do setor há mais de 20 anos, está o cenário inflacionário que o país atravessa. A inflação alta comeu a renda do brasileiro, que buscou no seu investimento uma maneira de manter o consumo. O endividamento alto também tem feito o investidor buscar no dinheiro poupado uma forma de saldar suas dívidas. Somado a isso, a troca de governo trouxe incerteza sobre a política fiscal. A expectativa é de que o chamado arcabouço fiscal acalme os ânimos dos investidores ao dar sinais claros sobre o equilíbrio fiscal do país. O cenário também está turbulento. O ciclo de aperto monetário nos Estados Unidos ganhou mais um capítulo após a falência do Silicon Valley Bank, banco que financiava as startups. O FED, banco central americano, mudará o rumo da política monetária? E como o Brasil se posicionará? Como investir em um cenário de inflação e taxa de juro altas em todo o mundo?

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:Revista EXAME

Mais de Revista Exame

Com o consumo de vinho em queda no mundo, Brasil se torna porto seguro para vinícolas

Ela saiu do vermelho com essas duas estratégias e hoje mira faturamento de R$ 150 milhões

Conheça duas leituras essenciais para evitar a crise dentro da sua empresa

Como gerir melhor o caixa? Veja startups que podem ajudar sua empresa