Revista Exame

A Cotia Trading tem lucros em vários mercados

A trading, que começou exportando carne, diversificou suas atividades, mais ainda mantém forte presença no agronegócio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2012 às 16h34.

Nos últimos anos, as exportações do agronegócio brasileiro tiveram forte expansão. Parte desse desempenho pode ser creditada à atuação das empresas de comércio exterior. Elas gerenciam todo o processo de exportação, incluindo os trâmites burocráticos, a armazenagem, a logística e o financiamento das operações. </p>

No entanto, como a maioria tem uma atividade diversificada, torna-se difícil dimensionar a parcela do faturamento proveniente de transações com as mercadorias do campo. Por isso, essas empresas aparecem num ranking à parte, junto com as atacadistas especializadas em produtos do agronegócio.

A empresa que ocupa o topo deste ranking é a Cotia Trading, com uma receita de quase 2,4 bilhões de reais em 2007. A companhia nasceu em 1976, com o objetivo de exportar carne de um frigorífico da cidade de Cotia, no interior de São Paulo, para a Nigéria, na África.

Com o tempo, passou a operar com uma grande variedade de produtos, de medicamentos a automóveis. O agronegócio, porém, continua a ter grande participação nos negócios da Cotia Trading. Entre os principais produtos atualmente exportados estão os equipamentos agroindustriais, como tratores e usinas de processamento de frutas.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaComércioComércio exteriorCotia TradingEmpresasExportaçõesNigéria

Mais de Revista Exame

Borgonha 2024: a safra mais desafiadora e inesquecível da década

Maior mercado do Brasil, São Paulo mostra resiliência com alta renda e vislumbra retomada do centro

Entre luxo e baixa renda, classe média perde espaço no mercado imobiliário

A super onda do imóvel popular: como o MCMV vem impulsionando as construtoras de baixa renda