Revista Exame

Cultura | História recuperada

Novos ângulos para histórias, eventos e fatos já contados, nas indicações da edição

O álbum Live at Woodstock do Creedence Clearwater Revival

O álbum Live at Woodstock do Creedence Clearwater Revival

share
DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2019 às 05h16.

Última atualização em 18 de julho de 2019 às 15h18.

MÚSICA

Show perdido

As comemorações do 50o aniversário de Woodstock, em agosto, vão resgatar um elo perdido do festival de rock mais famoso da história: o show do Creedence Clearwater Revival. Na época, a banda da Califórnia estava em ascensão, mas seu som, que unia rock básico e soul music negra, não era muito apreciado pela comunidade hippie e a banda foi escalada para tocar numa madrugada fria. A performance foi boa e o registro completo finalmente será lançado, com clássicos como Born on the Bayou e Proud Mary. O azar é todo de quem dormiu naquela noite.

Live at WoodstockCreedence Clearwater Revival | Universal Music | DISPONÍVEL EM CD E STREAMING EM 2/8


LIVRO

Fenômeno esquecido

O passar dos anos dissipou o impacto que o trio Secos & Molhados teve no Brasil em 1973. Os rostos maquiados, o rock pop que agregava um ritmo português (O Vira, maior hit do grupo), uma melodia para um poema de Vinicius de Moraes (Rosa de Hiroshima) e a exótica voz aguda e quase feminina de Ney Matogrosso elevaram o S&M ao status de ídolo, culminando em mais LPs vendidos do que Roberto Carlos. Durou pouco, dois anos e dois álbuns. A saga, recuperada no recém-lançado Primavera dos Dentes, serve para refletir sobre como os sucessos se perdem no tempo.

Primavera nos Dentes: A História do Secos & MolhadosMiguel de Almeida | Três Estrelas | R$ 69,90


LIVRO

Corrida do ouro

A sensibilidade para captar significados complexos e documentar em preto e branco consagrou o fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. Possivelmente, sua grande jornada foi o registro da corrida do ouro (sem um Charlie Chaplin para proporcionar algum alívio cômico) em Serra Pelada, no Pará, na década de 80. A possibilidade de enriquecer atraiu milhares de garimpeiros que, na esmagadora maioria, conviveram com pobreza e fracasso. Os cliques de Salgado estão reunidos agora em livro. Há uma edição especial com 1  000 exemplares autografados com preço de 4  500 reais cada um.

Sebastião Salgado: GoldSebastião Salgado | Taschen | R$ 270


FILME

Um leão real

A tentação de proporcionar um visual mais realista a um clássico desenho animado alcançou O Rei Leão, obra dos estúdios Disney que impactou mais de uma geração desde o lançamento nos cinemas em 1994 e seus desdobramentos, como um musical da Broadway. O diretor Jon Favreau abraçou a causa de realizar um Rei Leão que parecesse de verdade. E contou com um elenco robusto de dubladores, que inclui Donald Glover (conhecido como Childish Gambino em sua encarnação rapper) como o personagem-título, James Earl Jones e Beyoncé Knowles.

O Rei LeãoDireção de Jon Favreau | Com vozes de Donald Glover, Beyoncé Knowles | ESTREIA PREVISTA PARA 18/7

Acompanhe tudo sobre:CulturaFestivaisFilmesLivrosMúsicaSéries

Mais de Revista Exame

"Somos uma marca alemã, isso define quem somos", diz CEO da Rimowa

Forte captação em crédito reduz potencial de retorno e desafia gestoras em busca por ativos

Elas já estão entre nós

Desafios e oportunidades