Revista Exame

Fome de expansão

Para Caroline Nogueira, o que justifica o crescimento de oito para 250 clientes é saber se adaptar e inovar diante dos desafios do mercado

Caroline Nogueira, CEO da Premium Essential Kitchen: previsão para 2025 é de 57 novos restaurantes corporativos no Brasil (Leandro Fonseca/Exame)

Caroline Nogueira, CEO da Premium Essential Kitchen: previsão para 2025 é de 57 novos restaurantes corporativos no Brasil (Leandro Fonseca/Exame)

Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 06h00.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2025 às 08h10.

Para ter um negócio em expansão é preciso saber se adaptar e inovar diante dos desafios econômicos e tecnológicos do país. No caso da Premium Essential Kitchen, empresa que fornece refeições para indústrias de diferentes portes no Brasil, essa constante inovação acontece desde 1990 — ano em que a empresa foi criada por dois sócios em São Paulo. “Na época eram apenas oito empresas clientes; hoje a companhia já alcançou a marca de mais de 250”, conta Caroline Nogueira, CEO da Premium Essential -Kitchen desde 2020.

Nos últimos três anos, a Premium apresentou um crescimento expressivo no faturamento. Em 2022, a receita líquida foi de 295 milhões de reais.Em 2023, esse valor dobrou para 592 milhões de reais,  de acordo com o Negócios em Expansão (NEEx). A previsão do resultado de 2024 é de um crescimento de 25% em comparação ao ano anterior.

Esse crescimento acelerado da companhia foi impulsionado por diversos fatores. Em 2023, a Premium deu um salto significativo ao expandir as operações para novas regiões e conquistar grandes contratos. No ano passado, a empresa inaugurou novas filiais em cidades onde ainda não operava, como Extrema (MG), e ampliou sua presença no interior de São Paulo, atendendo indústrias de grande porte, como a empresa Aços Vilares, em Sumaré. “Estamos focando realmente as empresas grandes, tendo a oportunidade de concorrer com as grandes do nosso segmento, como Sapore e Sodexo”, afirma Nogueira, que tem como clientes Marfrig, Gol Linhas Aéreas e Petrobras.

Como uma tendência para este ano, a Premium está se especializando no atendimento a condomínios industriais, espaço que reúne diversas companhias. “Percebemos uma tendência crescente de empresas migrando para esse modelo, especialmente no interior de São Paulo, em cidades como Jundiaí e Campinas”, diz Nogueira.

A inflação dos alimentos e a alta rotatividade de mão de obra estão entre os principais desafios da Premium, que hoje conta com 3.700 funcionários e projeta chegar a 4.000 até o fim deste ano. Para mitigar esses problemas, a empresa investe na melhoria da jornada do funcionário, na criação de um banco de talentos qualificado e em parcerias com ONGs, para capacitar jovens de comunidades vulneráveis. “Também estudamos a contratação de imigrantes e refugiados para suprir a demanda em regiões com escassez de mão de obra”, afirma a CEO.

A modernização dos processos internos também tem sido uma prioridade da companhia. Em 2023, a Premium investiu 15 milhões de reais em tecnologia para aprimorar a eficiência operacional. Equipamentos com inteligência artificial elevaram o padrão de qualidade, como a máquina de ozônio, que higieniza e conserva alimentos, transformando a rotina da equipe, diz a CEO. “A tecnologia faz muita diferença no nosso setor, e essa inovação melhorou significativamente a qualidade dos alimentos.”

Para 2025, a estratégia de expansão segue agressiva, com previsão de inauguração de 57 novos restaurantes corporativos. “Só em janeiro deste ano, cinco unidades foram abertas em polos industriais e logísticos”, diz a CEO, que não tem planos para abertura de capital. Outra aposta da Premium será a aquisição de pequenas e médias empresas do setor, além de participar de premiações como o Ranking -EXAME Negócios em Expansão, que, segundo Nogueira, tem ampliado a visibilidade da companhia no mercado brasileiro.

“O prêmio reforça nosso crescimento no mercado e no país. São auditorias sérias, que apuram balanços e números. Isso passa credibilidade para os clientes e mostra que estamos crescendo de forma sólida e do jeito certo.”

 

O que é o ranking EXAME Negócios em Expansão

O ranking EXAME Negócios em Expansão é uma iniciativa da EXAME e do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME). O objetivo é encontrar as empresas emergentes brasileiras com as maiores taxas de crescimento de receita operacional líquida ao longo de 12 meses. Em 2024, a pesquisa avaliou as empresas brasileiras que mais conseguiram expandir receitas ao longo de 2023. A análise considerou os negócios com faturamento anual entre 2 milhões e 600 milhões de reais.

A edição 2025 já está com inscrições abertas. A participação é 100% gratuita. As inscrições vão até 5 de maio, mas quem concluir o cadastro antes de 31 de março ganhará o acesso a uma trilha de conteúdos online dedicados a empreendedores dentro da plataforma LIT, da escola de negócios Saint Paul. Entre os conteúdos estão inteligência artificial, sustentabilidade corporativa, gestão de times de alta performance, capital de giro e gestão do fluxo de caixa, marketing digital e cenário econômico.

Não fique de fora da maior celebração do empreendedorismo brasileiro. Clique aqui para começar a sua inscrição.

Acompanhe tudo sobre:1272

Mais de Revista Exame

Vitrine de negócios

América para os americanos? Trump revive 'doutrina Monroe' e muda relação com países vizinhos

A aposta certeira da AZ Quest

A vez dos PJs: esta startup ajudou 100 mil autônomos a organizar a vida