Revista Exame

A revista EXAME chega renovada no aniversário de 50 anos

Edição comemorativa traz novo projeto gráfico e reportagens sobre as tendências que definem a maior ruptura econômica, política e social em 30 anos

 (Divulgação/Exame)

(Divulgação/Exame)

RE

Revista EXAME

Publicado em 27 de julho de 2017 às 06h00.

Última atualização em 27 de julho de 2017 às 06h00.

A edição desta quinzena  marca um momento especial para EXAME. Começamos aqui as comemorações de 50 anos de publicação da revista. Nossa maneira de celebrar, como o leitor vai conferir, é reforçar e aprimorar o que nos cabe fazer: um jornalismo de economia e negócios de qualidade. EXAME nasceu do sonho que o editor e empresário Roberto Civita (1936-2013) começou a acalentar em meados dos anos 50, quando estudou jornalismo e administração nos Estados Unidos.

Depois de completar os cursos com um período de trabalho numa das maiores editoras americanas, Civita voltou ao Brasil com o plano de criar novas revistas — uma delas voltada para o universo dos negócios — na Editora Abril, empresa fundada por seu pai, Victor. O sonho começou a virar realidade em 1967, com o lançamento de um encarte econômico nas revistas técnicas que a Abril então publicava.

A ocasião era propícia: o Brasil engatava uma marcha mais acelerada na economia — sob o duro regime militar, é verdade —, e a demanda por informação na área era enorme. Naquele ano, em que a moeda nacional foi trocada para cruzeiro novo, equivalente a 1 000 cruzeiros antigos, a economia iniciava a fase conhecida como Milagre Brasileiro: a média de crescimento do produto interno bruto seria de 10% de 1967 a 1973. No meio do caminho, em 1971, EXAME tornou-se uma revista independente.

Ao longo dessas cinco décadas, EXAME acompanhou os altos e baixos da economia brasileira e global, a ascensão e a queda de impérios empresariais, a onda da gestão e a do trabalho, a explosão das novas tecnologias, as ideias que vão transformando o mundo continuamente. É nessa direção que apontamos a pauta da primeira edição comemorativa dos 50 anos — até o final do ano haverá mais quatro, além de outras realizações editoriais de caráter especial que virão fora da plafatorma da revista.

Com jornalistas destacados para ir à China, aos Estados Unidos, ao México e ao Japão, fomos atrás de identificar os movimentos que hoje colocam o mundo em ebulição e configuram mais uma ruptura histórica. As sete reportagens especiais foram elaboradas com base em entrevistas com dezenas de economistas, cientistas políticos, empresários, executivos, consultores e estudiosos para desenhar os cenários à nossa frente.

Aproveitamos a comemoração para entregar uma revista visualmente renovada por um projeto gráfico que prima pela leveza e pela elegância em favor de tornar a leitura mais fácil e prazerosa. O novo design foi criado a quatro mãos, pela diretora de arte, Roseli de Almeida, e pela editora de arte, Carolina Gehlen, e passou pelo refinado crivo de Thomaz Souto Corrêa, jornalista com 54 anos de casa, vice-presidente do conselho editorial da Abril e um mestre da arte de fazer revistas. Uma nova seção, Dados & Ideias, estreia nesta edição. A comemoração está começando. Esperamos que você venha a ser o mais satisfeito com o que preparamos e que esteja conosco por muitos e muitos aniversários.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiragestao-de-negociosRevista EXAME

Mais de Revista Exame

Borgonha 2024: a safra mais desafiadora e inesquecível da década

Maior mercado do Brasil, São Paulo mostra resiliência com alta renda e vislumbra retomada do centro

Entre luxo e baixa renda, classe média perde espaço no mercado imobiliário

A super onda do imóvel popular: como o MCMV vem impulsionando as construtoras de baixa renda