Revista Exame

Como essa startup está fazendo a revolução na TI das seguradoras

A Fitinsur cresce acelerando processos internos de TI de grandes seguradoras

Denise Oliveira, fundadora da Fitinsur: “Nosso foco é ter poucos clientes com tíquete médio alto” (Leandro Fonseca/Exame)

Denise Oliveira, fundadora da Fitinsur: “Nosso foco é ter poucos clientes com tíquete médio alto” (Leandro Fonseca/Exame)

Isabela Rovaroto
Isabela Rovaroto

Repórter de Negócios

Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 06h00.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2025 às 14h42.

O setor de seguros sempre foi lento na adoção de tecnologia. Processos engessados, papelada e pouca inovação marcaram o mercado por décadas. A Fitinsur, fundada em 2019, faz parte dessa mudança.

A executiva Denise de Oliveira começou oferecendo soluções para novos modelos de negócios e canais de distribuição para seguradoras. Nos últimos anos, ajustou a estratégia e passou a focar a modernização da TI dessas empresas, fornecendo infraestrutura digital e acelerando processos internos. 

“A partir do momento em que a TI se moderniza, a área de negócios ganha escala no lançamento de produtos digitais que hoje ela não tem”, diz Oliveira.

Agora, a Fitinsur se posiciona como um parceiro estratégico responsável por digitalizar operações, automatizar processos e reduzir a burocracia. “Hoje, qualquer pedido da área de negócios leva de três a seis meses para sair. Com a nossa plataforma, isso pode ser feito em semanas.”

Ao longo das três edições do ranking, a Fitinsur cresceu mais de 30% ao ano, segundo o NEEx. Foi de 5,4 milhões de receita líquida em 2023 para 7,2 milhões de reais de faturamento em 2024, segundo Oliveira.

“Nosso foco não é ter milhares de clientes, mas poucos com um tíquete médio alto.” Para isso, aposta em programas de aceleração e melhorias na plataforma.

O que é o ranking EXAME Negócios em Expansão

O ranking EXAME Negócios em Expansão é uma iniciativa da EXAME e do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME). O objetivo é encontrar as empresas emergentes brasileiras com as maiores taxas de crescimento de receita operacional líquida ao longo de 12 meses. Em 2024, a pesquisa avaliou as empresas brasileiras que mais conseguiram expandir receitas ao longo de 2023. A análise considerou os negócios com faturamento anual entre 2 milhões e 600 milhões de reais.

A edição 2025 já está com inscrições abertas. A participação é 100% gratuita. As inscrições vão até 5 de maio, mas quem concluir o cadastro antes de 31 de março ganhará o acesso a uma trilha de conteúdos online dedicados a empreendedores dentro da plataforma LIT, da escola de negócios Saint Paul. Entre os conteúdos estão inteligência artificial, sustentabilidade corporativa, gestão de times de alta performance, capital de giro e gestão do fluxo de caixa, marketing digital e cenário econômico.

Não fique de fora da maior celebração do empreendedorismo brasileiro. Clique aqui para começar a sua inscrição.

Acompanhe tudo sobre:1272

Mais de Revista Exame

Vitrine de negócios

América para os americanos? Trump revive 'doutrina Monroe' e muda relação com países vizinhos

A aposta certeira da AZ Quest

Com certificação rápida, instituto de Belém do Pará cresceu mais de 500% em um ano