Elizabeth II, que faleceu aos 96 anos na tarde desta quinta-feira, 8, também foi ao Edifício Itália (Arquivo/Estadão Conteúdo)
Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em vão: em 1968, a então rainha veio acompanhada do marido, o príncipe Phillip, e fez a inauguração do prédio do Masp, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, na Avenida Paulista. Foi a única vez que a monarca veio ao país.
Elizabeth II, que faleceu aos 96 anos na tarde desta quinta-feira, 8, também foi ao Edifício Itália, conheceu o Monumento do Ipiranga e assistiu a um show com Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Elza Soares na época em que esteve no Brasil. Além do tour em São Paulo, ela também visitou as cidades de Salvador, Brasília (DF), Recife, Campinas (SP) e Rio de Janeiro.
Na época, auge da Ditadura Militar, a monarca almoçou com o então prefeito Faria Lima, assim como Evaristo e Leda Comolatti. A visita ao Edifício Itália ficou marcada em uma placa, que hoje está no terraço panorâmico do 41º andar do edifício.
Antes de 1968, quando se fixou na tradicional Avenida Paulista, o Masp tinha outra casa. Fundado em 1947 pelo jornalista Assis Chateaubriand e o crítico de arte Pietro Bardi, o museu ficava na sede dos Diários e Emissoras Associadas, localizado na Rua Sete de Abril, centro da capital paulista.
Foi só em 1968 que o museu ganhou sua nova sede, um projeto arquitetônico sem precedentes, criado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Uma curiosidade interessante é que o formato do Masp veio da exigência de preservar a vista exigida para o centro da cidade. Sendo assim, Bo Bardi projetou o prédio para que ele tivesse um bloco subterrâneo e um elevado.
O resultado foi um prédio suspenso a 8 metros do piso, apoiado apenas em quatro vigas, com um espaço útil e de fácil vista do resto da cidade — o vão livre do Masp, de 74 metros. Na época, ele foi considerado o maior do mundo.
No dia 8 de novembro de 1968, a rainha Elizabeth fez a inauguração do museu ao lado de Bo Bardi e ficou responsável pelo principal discurso.
LEIA TAMBÉM:
A história da Rainha Elizabeth II, a mais longeva monarca britânica
Charles se torna novo rei do Reino Unido; veja seu primeiro pronunciamento