Vale Tudo: entenda furo de roteiro nos depoimentos da novela. (Reprodução/Globo)
Estagiária de jornalismo
Publicado em 10 de outubro de 2025 às 11h18.
O mistério sobre a morte de Odete Roitman já chegou até os "ouvidos" da Ordem dos advogados do Brasil (OAB).
Isso porque, na novela, os suspeitos foram convocados para depor sem seus advogados. Segundo a instituição, a presença dos profissionais durante os depoimentos é essencial para garantir os direitos fundamentais dos envolvidos — algo que se perdeu na ficção.
Todo mundo indo depor sem advogado em Vale Tudo?
Na vida real, isso não valeria! 😉
A advocacia é indispensável para garantir direitos. ⚖️#OABNacional #AdvocaciaEssencial https://t.co/nNUrMnjjiw— OAB Nacional (@CFOAB) October 9, 2025
O alerta da OAB foi motivado por denúncias de que alguns suspeitos prestaram depoimentos sem a presença de seus advogados, uma situação que pode prejudicar garantias fundamentais, como o devido processo legal e o direito à ampla defesa, segundo a Ordem.
Ainda de acordo com a instituição, esses princípios são pilares do sistema jurídico brasileiro e a ausência de um advogado pode comprometer não apenas o exercício dos direitos individuais, mas também a validade das provas coletadas durante a investigação.
Para a OAB, o acompanhamento profissional é fundamental para evitar abusos, coação ou qualquer situação de violação dos direitos humanos.