Eneas Pereira: "O nosso grande desafio é termos algumas dessas propriedades valiosas e de um valor imensurável revisitadas de uma forma contemporânea" (TV Cultura/Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 21 de dezembro de 2023 às 14h30.
Última atualização em 21 de dezembro de 2023 às 14h32.
Alguns dos mais incônicos programas da TV Cultura deverão ganhar novas versões em breve. Na lista, estão 'Cocoricó', 'Castelo Rá-Tim-Bum' e 'Mundo da Lua'. Essa é uma forma de homenagear os 55 anos de história que a emissora vai completar em 2024.
A informação foi dada por Eneas Pereira, vice-presidente executivo e diretor de programação da TV Cultura de São Paulo, em entrevista ao portal da emissora. "O nosso grande desafio é termos algumas dessas propriedades valiosas e de um valor imensurável revisitadas de uma forma contemporânea", afirmou. De acordo com Eneas, um dos objetivos da Fundação Padre Anchieta, gestora da TV Cultura, é olhar para frente e dialogar com o presente, mas sem se esquecer de sua própria história.
Além dos três programas infantis, a emissora avalia a volta do programa 'Bem Brasil', que exibia shows aos domingos de manhã no Sesc.
Segundo informações da TV Cultura, haverá um longa-metragem dirigido por Cao Hamburger, o mesmo diretor e cocriador da série original, além de uma nova série com 26 episódios.
Nos anos 1990, um filme do 'Castelo' já havia sido feito. Não se sabe ainda, no entanto, se o elenco será o mesmo. "A gente deu total liberdade para o Cao. Eu ainda não tenho claro se serão os mesmos atores ou se serão outros. Mas com certeza vão ter os mesmos personagens com outros novos”, explicou Eneas.
A conversa ainda é informal e o roteiro do filme não começou a ser desenvolvido, mas a expectativa é que os trabalhos se iniciem já em 2024. Já a previsão de estreia nos cinemas fica para 2025.
Em relação à série, as informações são mais prematuras ainda. “Aí existe uma possibilidade, nós fomos procurados por uma grande produtora brasileira para que a gente faça uma nova série de 26 episódios do ‘Castelo-Rá-Tim-Bum’ também com um olhar contemporâneo”, disse o diretor. O que se sabe é que a série deverá ser uma coprodução, mas não há informações se o elenco e diretor originais estarão envolvidos no projeto.