Meghan e Harry: relação conturbada com a família real (AFP/AFP)
Da Redação
Publicado em 9 de setembro de 2022 às 18h08.
Última atualização em 9 de setembro de 2022 às 19h25.
O rei Charles III, novo monarca do Reino Unido, fez nesta sexta-feira, 9, seu primeiro discurso televisionado — após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que faleceu aos 96 anos.
Na fala, Charles gastou alguns minutos para falar sobre os dois filhos: William (de 40 anos), primeiro na linha de sucessão ao trono, e Harry (de 37 anos), que é agora o quinto na fila para se tornar rei.
VEJA TAMBÉM: 'Deveres da monarquia permanecem', diz Charles III em primeiro discurso como rei
Após citar William e afirmar que têm certeza de que o novo herdeiro e sua esposa, Kate Middleton, continuarão "a inspirar e liderar nossas conversas nacionais", Charles falou sobre Harry e sua esposa, a atriz americana Meghan Markle, e disse ter "amor" pelo casal.
"Eu também quero expressar meu amor pelo príncipe Harry e Meghan, à medida em que eles continuam a construir sua vida no exterior", disse Charles.
A relação de Meghan e Harry com a família real tem sido conturbada nos últimos anos. O casal — que têm, respectivamente, os títulos de duque e duquesa de Sussex — renunciou a seu papel no alto escalão da realeza. Harry e Meghan se mudaram da Inglaterra para os EUA em 2021 e têm hoje dois filhos, Archie (de 3 anos) e Lilibet (de 1 ano).
Em entrevistas, o casal vinha questionando o tratamento dado a Markle (que é americana e de mãe negra) na família real, um dos motivos pelos quais a dupla teria deixado a Inglaterra. A relação entre as partes é até hoje vista como controversa.
No discurso, o novo rei citou também a nova rainha consorte, Camilla, com quem se casou após o divórcio com a princesa Diana, mãe de Harry e William. Durante o casamento com Diana, a relação extraconjungal de Charles com Camilla levantou polêmicas no Reino Unido.
"Este também é um momento de mudança para minha família. Conto com a ajuda amorosa de minha querida esposa Camilla. Em reconhecimento ao seu próprio serviço público leal desde nosso casamento há 17 anos, ela se torna minha rainha consorte", disse Charles.