Pop

Quem é Mihály Csikszentmihályi, o homenageado do Google desta sexta-feira

Mihály Csikszentmihályi é conhecido como um dos principais pesquisadores mundiais da psicologia positiva

Figura pode ser vista pelos usuários do Brasil, dos Estados Unidos, da Islândia, da Irlanda, do Reino Unido, da Alemanha, da Áustria, de Porto Rico e da Hungria (Google/Reprodução)

Figura pode ser vista pelos usuários do Brasil, dos Estados Unidos, da Islândia, da Irlanda, do Reino Unido, da Alemanha, da Áustria, de Porto Rico e da Hungria (Google/Reprodução)

Antonio Souza
Antonio Souza

Repórter da Home e Esportes

Publicado em 29 de setembro de 2023 às 10h31.

Última atualização em 29 de setembro de 2023 às 10h32.

Nesta sexta-feira, 29, o Google homenageia Mihály Csikszentmihályi, psicólogo conhecido como um dos principais pesquisadores mundiais da psicologia positiva, vertente que estuda processos para que contribuem para a prosperidade dos indivíduos.

Na imagem, é possível ver o homenageado beijando um cérebro, dentro do letreiro com cores azul, verde e rosa misturadas. Mihály morreu em 2021, vítima de uma parada cardíaca. Hoje ele completaria 89 anos de idade.

Fique por dentro das últimas notícias no WhatsApp da Exame.

A figura pode ser vista pelos usuários do Brasil, dos Estados Unidos, da Islândia, da Irlanda, do Reino Unido, da Alemanha, da Áustria, de Porto Rico e da Hungria.

Quem foi Mihály Csikszentmihályi?

Nascido na Itália em 1934, Mihály, como dito anteriormente, é considerado o pai da psicologia positiva. Ele inventou o termo "Fluxo", ou Flow (em inglês), que significa um estado de espírito caracterizado por foco, prazer e realização.

Mihály recorreu à arte, à filosofia e à religião para encontrar respostas para seu estudo. Na exploração, ele teve uma palestra do psicoterapeuta e psiquiatra suíço Carl Jung sobre o trauma psicológico dos europeus após a segunda guerra mundial.

A palestra indicava como os estados mentais das pessoas, levavam a projetar visões de planos não identificados no céu. Essa experiência despertou sua curiosidade pela psicologia.

Em 1990 ele publicou o livro “Flow: A Psicologia da Experiência Ótima”, traduzido para mais de 20 idiomas. Ele ainda atuou como professor distinguido de Psicologia e Administração na Claremont Graduate University, nos Estados Unidos

Acompanhe tudo sobre:DoodleGooglePsicologia

Mais de Pop

Onde assistir ao musical de 'Wicked' no Brasil? Filme estreia nos cinemas nesta quinta

Telescópio James Webb detecta sinais de vulcões em planeta a 35 anos-luz

Quem é o magnata das criptos que pagou R$ 36 milhões por uma banana

Onde assistir 'Alien: Romulus'? Filme chega ao streaming nesta quinta