Próximo eclipse lunar acontecerá em setembro (Divulgação/Getty Images)
Repórter
Publicado em 16 de agosto de 2024 às 20h43.
Última atualização em 21 de agosto de 2024 às 13h58.
Os entusiastas por fenômenos astronômicos estão ansiosos para novas ocorrências no Brasil. A boa notícia é que o país será palco de um novo espetáculo natural.
Em 17 de setembro, ocorrerá um novo eclipse lunar parcial, que poderá ser observado a olho nu e terá cerca de quatro horas de duração.
Esse tipo de eclipse ocorre por causa do alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, fenômeno que geralmente acontece duas vezes por ano. Para que seja visível, é necessário que certos fatores estejam presentes, como a Lua estar na fase cheia. Neste caso, como o eclipse será parcial, apenas uma parte da Lua ficará encoberta pela sombra da Terra.
Para alguns, os eclipses carregam significados espirituais e são vistos como oportunidades para renovar as energias.
Na região sudeste, o eclipse lunar parcial começará às 21h41, do dia 17 de setembro, e terminará às 1h47 do dia seguinte.
Além do Brasil, outras regiões, como o restante da América, África, Ásia Ocidental e Europa, também poderão presenciar o fenômeno.Ao contrário de um eclipse solar, que requer o uso de equipamentos de proteção ocular, o eclipse lunar pode ser observado a olho nu, sem a necessidade de preparações especiais. Para acompanhar o evento, basta olhar para o céu no horário indicado. No entanto, é essencial que o céu esteja limpo, sem nuvens, para garantir uma visão clara da Lua.