Carnaval de SP: desfiles ocorrem no Sambódromo do Anhembi (Pollyana Ventura/Getty Images)
Repórter
Publicado em 1 de fevereiro de 2024 às 14h36.
Última atualização em 6 de fevereiro de 2024 às 17h10.
O Carnaval 2024 acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, contando sábado, domingo, segunda e terça-feira. A data é móvel e muda todos os anos, baseada no calendário da Igreja Católica, conectada com outras datas como a Páscoa, sexta-feira Santa e quarta-feira de cinzas.
Faltam 7 dias para o Carnaval 2024, nesse ano a folia cairá no meio do mês de fevereiro, marcado para os dias 10, 11, 12 e 13, contando sábado, domingo, segunda e terça-feira.
Já a quarta-feira de cinzas, data que simboliza o fim do Carnaval e o início da Quaresma para a Igreja Católica, ficou marcada para o dia 14 de fevereiro de 2024.
Mesmo assim, a ocasião não tem uma data fixa como a maioria das festividades no Brasil, o que deixa muitas pessoas confusas. Por isso, surge a dúvida sobre a razão para a data do carnaval mudar todos os anos.
A data do Carnaval é determinada com base no calendário da Igreja Católica, em razão da data da Páscoa, as estações do ano e o calendário lunar. A contagem de dias para definir a data da folia a cada ano começa com a Páscoa.
A data do Carnaval deve ser 47 dias antes do feriado religioso (Páscoa) e a terça-feira de Carnaval é 40 dias antes do Domingo de Ramos. Mas, para fazer esse cálculo, é necessário saber o que é o equinócio.
O equinócio marca o momento em que o dia e a noite possuem duração igual, cerca de 12 horas. Esse fenômeno acontece duas vezes ao longo do ano: inicialmente por volta do dia 20 de março e, posteriormente, entre os dias 22 e 23 de setembro. A determinação eclesiástica estabeleceu que a Páscoa ocorreria anualmente no primeiro domingo após a primeira Lua cheia subsequente ao equinócio de março.
O Carnaval é considerado ponto facultativo, de acordo com Portaria do Primeiro-Secretário nº 29 do Senado. No entanto, a terça-feira de carnaval é feriado no estado do Rio de Janeiro, por meio da lei 5243 de 2008.
Assim, o não comparecimento do funcionário ao trabalho, será considerado como falta injustificada e ele terá o correspondente desconto no salário e no descanso semanal remunerado.
A palavra Carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”. Esse termo está relacionado ao jejum da Quaresma, período de 40 dias que antecede a páscoa.
No Brasil, as festividades de Carnaval têm suas raízes no período colonial. As primeiras celebrações que marcaram esse período foram os "entrudos", uma brincadeira de origem portuguesa praticada pelos escravos. Por volta da década de 1920, surgiram as escolas de samba nos morros do Rio de Janeiro e de São Paulo, expandindo e transformando a essência das festividades carnavalescas.
No Nordeste brasileiro, os Afoxés, frevos e maracatus surgiram na virada do século 19 para o 20. Essas manifestações culturais tinham o propósito de resgatar e celebrar as tradições africanas, destacando-se como expressões marcantes da riqueza cultural da região durante o Carnaval.