Primavera: estação do ano é marcada por temperaturas amenas antes da chegada do verão (NurPhoto / Colaborador/Getty Images)
Repórter
Publicado em 19 de setembro de 2023 às 14h06.
Última atualização em 19 de setembro de 2023 às 14h24.
Com o clima frio e o ar seco do inverno, as pessoas ficam ansiosas com a chegada da primavera, com expectativas de temperaturas agradáveis para atividades ao ar livre.
A ocasião também é conhecida como a estação das flores, quando várias delas — de diversos tipos — começam a desabrocar e a transformar o ambiente, deixando-o mais colorido e convidativo.
Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente
Além das flores, a primavera é marcada por temperaturas amenas e elevação de umidade e chuvas, embora o calor também aumente gradativamente para a chegada do verão.
No Hemisfério Sul, a primavera começa entre os dias 22 e 23 de setembro e termina entre 21 e 22 de dezembro. Neste ano, a estação terá início neste sábado, 23.
O horário exato para o começo da primavera é às 3h49 da madrugada de sábado. O momento é também conhecido como equinócio da primavera, que consiste em um fenômeno astronômico quando dia e noite têm a mesma duranção. Com a transição de inverno para primavera, dias e noites têm duração de 12 horas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última semana do inverno será de muito calor em todas as regiões do Brasil. Até sexta-feira, 22, a previsão de máxima para São Paulo e Rio de Janeiro é de 39 ºC.
As temperaturas também tendem a se elevar nas regiões Norte e Centro-Oeste, especialmente em cidades como Cuiabá, Campo Grande e Teresina que terão máxima de 43 ºC.