Pop

Qual é o verdadeiro nome de Gusttavo Lima? Saiba o motivo da escolha do nome artístico

Investigado por lavagem de dinheiro, cantor teve prisão decretada no contexto da Operação Integration, em Pernambuco

Gusttavo Lima: conheça o nome de batismo do cantor (Mauricio Santana/Getty Images)

Gusttavo Lima: conheça o nome de batismo do cantor (Mauricio Santana/Getty Images)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 24 de setembro de 2024 às 11h26.

Tudo sobreCantores
Saiba mais

O cantor Gusttavo Lima estampou as manchetes de vários jornais brasileiros na última segunda-feira, 23, após o decreto de prisão expedido pela Justiça de Pernambuco, no contexto da Operação Integration, que também levou a advogada e influenciadora Deolane Bezerra à cadeia no início de setembro. O cantor é acusado de fazer parte de um esquema de lavagem de dinheiro que envolve a exploração de jogos de azar, como o jogo do bicho, ilegal no Brasil.

A juíza Andrea Calado da Cruz, do Tribunal de Justiça do estado (TJPE), concordou com o pedido feito pela polícia civil de Pernambuco e decretou a prisão preventiva de Nivaldo Batista Lima, o que deixou muita gente confusa. A verdade que pouca gente sabe é que o artista passou, ao longo de sua carreira, por uma transformação significativa em sua identidade artística ao longo dos anos. Nivaldo Batista Lima é seu nome de batismo, Gusttavo Lima é o artístico.

Antes de adotar o nome que o tornou conhecido, o cantor deu seus primeiros passos no universo musical ainda como Nivaldo. Chegou a se apresentar em bares de sua cidade natal, Patos de Minas (MG), durante a adolescência. A grande virada em sua identidade pública aconteceu em 2006, segundo entrevista que concedeu à Globo, quando fez parte de uma dupla sertaneja com um amigo, chamado Alessandro.

Na época, críticas quanto à sonoridade "Nivaldo e Alessandro" motivaram a mudança. Segundo o cantor, o nome "não combinava", e isso o levou a buscar algo mais marcante para a carreira — daí veio "Gustavo". Mesmo com o fim da dupla, ele decidiu manter o nome artístico, mas acrescentou mais um "t".

"Já existia um cantor chamado Gustavo Lima na Argentina, se não me engano. Aí não daria para fazer algumas questões comerciais, além de, claro, as redes sociais. Colocamos um 'T' a mais e deu tudo certo", contou ele à emissora.

Operação Integration

A empresária, advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra foi presa na Operação Integration da Polícia Civil de Pernambuco contra uma organização criminosa voltada à prática de lavagem de dinheiro e jogos ilegais. A prisão aconteceu dia 4 de setembro, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul de Recife.

Deolane é suspeita de utilizar sorteios no Instagram para lavagem de dinheiro. Dentre os prêmios anunciados estavam uma mala contendo R$ 880 mil em espécie, uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos, e carros de luxo, como uma Land Rover Discovery e um Porsche 911 Carrera S Cabriolet, com um valor estimado em quase R$ 1 milhão. Os ganhadores poderiam optar por receber o valor dos prêmios em dinheiro.

As investigações da operação se iniciaram em abril de 2023. Além da prisão dela, foram expedidos mais outros 18 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão no Recife, Campina Grande (PB), Barueri (SP), Cascavel (PR), Curitiba e Goiânia.

(Com Luciano Pádua e Rebeca Freitas)

Acompanhe tudo sobre:CantoresJustiçaJogosPernambuco

Mais de Pop

Fim da ressaca? Oktoberfest terá mais oferta de cerveja sem álcool em 2024

Derretimento total do gelo da Antártida já tem data, dizem cientistas; entenda

'Ainda Estou Aqui' é a escolha do Brasil para Melhor Filme Internacional do Oscar 2025

Rock in Rio confirma edição para 2026; confira as mudanças para o próximo festival