Diferente das outras festividades do Brasil, o carnaval não tem dia fixo no calendário, o que deixa muitas pessoas confusas (Reprodução)
Assistente de SEO
Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 13h38.
O Carnaval 2025 acontecerá nos dias 1, 2, 3 e 4 de março, incluindo sábado, domingo, segunda e terça-feira. Já a Quarta-Feira de Cinzas, que marca o fim das celebrações e o início da Quaresma para a Igreja Católica, será no dia 5 de março.
Já que a data do Carnaval é móvel e muda a cada ano, muitas pessoas se perguntam como é feito o cálculo. Os dias do Carnaval dependem do calendário da Igreja Católica e estão relacionados à Páscoa, às estações do ano e ao calendário lunar. O Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, e a terça-feira de Carnaval é exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos. O cálculo começa com o equinócio de março, quando o dia e a noite têm a mesma duração (cerca de 20 de março). A Páscoa é definida como o primeiro domingo após a primeira Lua cheia que ocorre após o equinócio de março, e o Carnaval é calculado a partir desta data.
Em muitos estados do Brasil, o Carnaval é considerado ponto facultativo, o que significa que o comparecimento ao trabalho depende de cada instituição. No entanto, no estado do Rio de Janeiro, a terça-feira de Carnaval é feriado oficial (Lei 5243/2008). Para 2025, os feriados nacionais são:
A palavra Carnaval vem do latim carnis levale, que significa “retirar a carne”, em referência ao período de jejum da Quaresma, que antecede a Páscoa. No Brasil, o Carnaval tem raízes no período colonial, com os "entrudos", brincadeiras de origem portuguesa praticadas pelos escravos. No início do século XX, as escolas de samba surgiram no Rio de Janeiro e São Paulo, transformando e expandindo o Carnaval como uma das principais festividades culturais do país.
No Nordeste, o Carnaval é marcado por manifestações culturais como os Afoxés, frevos e maracatus, que surgiram na virada do século 19 para o 20. Essas manifestações celebram as tradições africanas e são expressões culturais importantes da região, destacando a riqueza e a diversidade do Carnaval brasileiro.