Pop

Por que o Valentine’s Day não é celebrado no Brasil hoje?

Diferença da celebração com o Dia dos Namorados, em junho, pode ter sido provocada pela família Doria

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 09h51.

Tudo sobreData Popular
Saiba mais

Comemorado nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, o Dia de São Valentim (Valentine’s Day) é uma celebração dedicada ao amor, quando casais trocam cartões, flores, chocolates e outros presentes como expressão de carinho mútuo.

Qual é a origem do Valentine’s Day?

A origem da data remonta ao santo que dá nome à festividade: São Valentim, que teria vivido no século III na Roma Antiga. Diversas lendas cercam sua história, sendo a mais conhecida a de que ele foi um sacerdote romano que desafiou o imperador Claudio II ao realizar casamentos clandestinos. O imperador, após várias derrotas militares, acreditava que soldados solteiros eram melhores guerreiros e, por isso, proibiu os casamentos. Mesmo com a proibição, São Valentim continuou realizando casamentos entre jovens apaixonados. Ao ser preso, ele teria se tornado amigo da filha do carcereiro, chamada Júlia, e curado sua cegueira. Antes de ser decapitado no dia 14 de fevereiro, teria deixado um bilhete para a jovem, assinado como "De seu Valentim", sendo considerado o primeiro cartão de Dia dos Namorados.

Outros estudiosos acreditam que a tradição dos cartões só surgiu na Idade Média, em 1370, quando o escritor inglês Geoffrey Chaucer, em seu poema O Parlamento das Aves, associou o acasalamento das aves à data de 14 de fevereiro, sugerindo que os pássaros escolhiam seus parceiros nesse dia.

Além disso, alguns acreditam na existência de dois São Valentins: um em Roma e outro em Terni, ambos perseguidos por suas ações em prol dos casamentos secretos. A versão mais conhecida refere-se ao Valentim de Roma, e acredita-se que seus ossos e crânio, encontrados durante escavações em uma catacumba, estão em exposição na Basílica de Santa Maria in Cosmedin.

Há também quem afirme que a celebração do Valentine’s Day tem origens ainda mais antigas, ligadas à festa romana pagã da Lupercalia, celebrada em meados de fevereiro, com foco na fertilidade e saúde. A Lupercalia honrava a loba Lupa, que, segundo a lenda, amamentou os irmãos Rômulo e Remo, fundadores de Roma. A festividade envolvia rituais como o sacrifício de animais, e a pele de uma cabra era transformada em chicotes utilizados no ritual de purificação, especialmente para mulheres.

No século V, o Papa Gelásio extinguiu a Lupercalia e decretou que o dia 14 de fevereiro seria dedicado a São Valentim, transformando-o em uma celebração do amor e do martírio do sacerdote.

Em quais países o Valentine’s Day é comemorado hoje?

  • Estados Unidos
  • França
  • Japão
  • Coreia do Sul
  • Filipinas
  • Argentina
  • África do Sul
  • Dinamarca

Por que a data não é celebrada no Brasil?

No Brasil, a celebração do amor acontece no dia 12 de junho, o "Dia dos Namorados". A escolha por uma data diferente da mundialmente conhecida tem uma estratégia mercadológica por trás.

Em 1948, o publicitário João Doria (pai do ex-governador de São Paulo) foi contratado pela loja de departamentos Clipper para impulsionar as vendas em junho, um mês tradicionalmente considerado fraco para o varejo. Ele então criou a data, posicionando-a às vésperas do Dia de Santo Antônio — conhecido como o santo casamenteiro — e próximo à festividade de São João. Com o tempo, o Dia dos Namorados conquistou os corações dos brasileiros e se consolidou como um grande sucesso comercial.

Acompanhe tudo sobre:dia-dos-namoradosData PopularCuriosidades

Mais de Pop

Incêndio atinge estúdios do Projac e novela tem cidade cenográfica destruída; veja vídeo

'Show do Século' reúne grandes nomes do sertanejo para turnê; veja como comprar ingressos

'O Ano do Nirvana', de Walther Moreira Santos, vence Prêmio Kindle de Literatura, da Amazon

Taylor Swift é eleita Artista Global do Ano pela IFPI pelo 3º ano consecutivo; veja o ranking