Pop

Por que o Japão está usando papel higiênico para prevenção ao suicídio

Como em muitos outros países, o Japão registrou aumento no número de suicídios com a pandemia de covid-19

Papel higiênico: mensagens de prevenção ao suicídio são distribuídas em universidades (Kathrin Ziegler/Getty Images)

Papel higiênico: mensagens de prevenção ao suicídio são distribuídas em universidades (Kathrin Ziegler/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 21 de novembro de 2022 às 09h52.

Várias universidades no Japão lançaram uma iniciativa original para prevenir o suicídio entre jovens: imprimir mensagens tranquilizadoras em papel higiênico.

"Querido, você está passando por dias difíceis e fingindo que está tudo bem", afirma uma mensagem. "Você não precisa explicar tudo para nós... mas por que não um pouco?", continua.

As autoridades de Yamanashi, ao oeste de Tóquio, distribuíram 6.000 desses rolos para 12 universidades locais no mês passado.

Além desse tipo de mensagens, escritas por um especialista em saúde mental e que aparecem ao lado de números de telefone de prevenção ao suicídio, imagens relaxantes com gatos também foram impressas no papel higiênico.

Rolos de papel higiênico com mensagens de prevenção ao suicídio, em foto divulgada pela Prefeitura de Yamanashi, Japão (AFP/Reprodução)

"Você está sozinho nos banheiros. Sentimos que é nesses momentos que as ideias angustiantes podem surgir", disse à AFP um funcionário do departamento, Kenichi Miyazawa, na segunda-feira.

Como em muitos outros países, o Japão registrou aumento no número de suicídios com a pandemia de covid-19. Em 2020, quase 500 crianças e adolescentes tiraram a vida no arquipélago, um recorde nacional e o dobro de 2016, segundo o ministério da Saúde.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:JapãoSuicídio

Mais de Pop

Academia do Oscar coloca 'Ainda Estou Aqui' entre os filmes elegíveis; veja lista completa

Onde assistir ao musical de 'Wicked' no Brasil? Filme estreia nos cinemas nesta quinta

Telescópio James Webb detecta sinais de vulcões em planeta a 35 anos-luz

Quem é o magnata das criptos que pagou R$ 36 milhões por uma banana