Pop

Por que a árvore de Natal é desmontada no Dia de Reis? Conheça as simpatias da data

Para os católicos, essa é a ocasião ideal para desmontar as decorações de Natal, sinalizando o início de um novo ciclo litúrgico

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 6 de janeiro de 2025 às 09h59.

Tudo sobreData Popular
Saiba mais

O dia 6 de janeiro, no calendário cristão, marca a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, momento em que eles presentearam a criança e seus pais, Maria e José, com ouro, incenso e mirra.

Conhecida como Dia de Reis, a data é celebrada em vários países, sendo, no Brasil, a última festividade significativa do período natalino. Para os católicos, essa é a ocasião ideal para desmontar as decorações de Natal, sinalizando o início de um novo ciclo litúrgico.

Qual é a origem do Dia de Reis?

A tradição teve origem em Portugal, onde o Dia de Reis é chamado de Folia dos Reis, Terno dos Reis ou Santos dos Reis. Lá, a celebração inclui a prática de “cantar as Janeiras”, em que grupos percorrem as ruas desde o dia 1º de janeiro, cantando sobre o nascimento de Jesus e recebendo comida e bebida como agradecimento.

Essa festividade, que se estende até o dia 6 de janeiro, também é conhecida como Epifania. Ela rememora a chegada dos três magos, conforme narrado no Evangelho de Mateus, no Novo Testamento: “E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém” (Mateus 2:1).

Os magos mencionados na Bíblia são Melchior, Baltazar e Gaspar, conhecidos como o Rei da Luz, o Senhor do Tesouro e o Tesoureiro, respectivamente. Eles presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra.

O Dia de Reis é feriado?

Até 1967, o Dia de Reis era considerado feriado nacional no Brasil por ser uma data religiosa significativa. Contudo, mudanças na legislação a partir desse ano retiraram o Dia de Reis e outras celebrações católicas do calendário oficial de feriados nacionais.

Atualmente, apenas em Natal, capital do Rio Grande do Norte, o dia 6 de janeiro permanece como feriado municipal, devido à ligação da cidade com os Santos Reis Magos, que são co-padroeiros da região.

Por que tem que desmontar a árvore de Natal?

De acordo com a tradição católica, o Dia de Reis simboliza o encerramento do período natalino. Por isso, é nessa data que costumam ser retiradas as decorações típicas dessa época, como o presépio e a árvore de Natal.

Quais são as principais simpatias do Dia de Reis?

1. Colocar moedas na porta de entrada

  • Objetivo: Atrair prosperidade e fartura.
  • Como fazer: Coloque três moedas de qualquer valor no batente da porta de entrada da casa e deixe-as lá durante todo o dia 6 de janeiro. Depois, guarde-as na carteira para "chamar" dinheiro o ano todo.

2. Deixar um pedaço da Rosca de Reis para os santos

  • Objetivo: Garantir proteção divina.
  • Como fazer: Reserve uma pequena fatia da Rosca de Reis e ofereça simbolicamente aos santos ou Reis Magos, pedindo bênçãos e proteção.

3. Tomar banho de ervas

  • Objetivo: Purificar as energias e renovar a aura.
  • Como fazer: Prepare um banho com folhas de louro, alecrim e arruda. Tome o banho jogando a mistura do pescoço para baixo, mentalizando prosperidade e proteção.

4. Acender três velas para os Reis Magos

  • Objetivo: Abrir caminhos e pedir bênçãos.
  • Como fazer: Acenda três velas (uma para cada Rei Mago) em um prato branco com um pouco de mel ou açúcar ao redor. Faça orações ou mentalize seus desejos para o ano.

5. Colocar trigo na cozinha

  • Objetivo: Garantir fartura na mesa.
  • Como fazer: Coloque alguns grãos de trigo em um pote pequeno na cozinha, representando abundância para o lar. Pode ser substituído por arroz, milho ou outro grão.

6. Guardar a água da chuva do Dia de Reis

  • Objetivo: Purificar o ambiente ou o corpo.
  • Como fazer: Se chover no dia 6 de janeiro, recolha um pouco dessa água, considerada abençoada, e guarde-a para usar em momentos de necessidade, como para benzer a casa ou tomar um banho de limpeza espiritual.

7. Fazer pedidos à estrela de Belém

  • Objetivo: Ter desejos atendidos.
  • Como fazer: Na noite do Dia de Reis, olhe para o céu e faça três pedidos, imaginando a estrela de Belém que guiou os Reis Magos. A crença é que os desejos feitos com fé podem se realizar.
Acompanhe tudo sobre:Data PopularCuriosidades

Mais de Pop

Roubo no Louvre: além de Lupin, quais obras já retrataram crimes 'quase' perfeitos?

Sam Rivers, baixista do Limp Bizkit, morre aos 48 anos

Quem matou Odete Roitman? Último episódio de 'Vale Tudo' movimenta as redes e gera revolta

Última temporada de 'Stranger Things' tem orçamento milionário e pressão por final perfeito