Perigo: leoa foi vista vagando pelos arredores de Berlim (Paul Soulders/Getty Images)
Repórter da Home
Publicado em 20 de julho de 2023 às 15h29.
Última atualização em 20 de julho de 2023 às 16h04.
A polícia alemã aconselhou os moradores de Berlim (Alemanha) a ficarem em casa, enquanto procura por um grande felino que se acredita ser um leão fugitivo.
Segundo as autoridades, o animal foi avistado por moradores locais no início da madrugada desta quinta-feira, 19. A operação de busca envolve helicópteros, drones, viaturas, câmeras infravermelhas, veterinários e caçadores.
A polícia foi informada sobre a presença do felino em Kleinmachnow, fora dos limites de Berlim, por volta da meia-noite. Um grupo de pessoas relatou que o animal estava perseguindo um javali e gravou o momento de sua aparição. Após analisar as imagens, a polícia concluiu que era se tratava de uma leoa.
A lioness is walking in the south of #Berlin
It is not yet known where she escaped from - zoos and circuses have not reported her missing. The police in Berlin and #Brandenburg are asking residents of the #Kleinmachnow, #Teltow and #Stahnsdorf districts not to leave their homes… pic.twitter.com/8L9ZcMVlZI
— NEXTA (@nexta_tv) July 20, 2023
Os moradores de Kleinmachnow e de Brandemburgo, o estado vizinho, foram aconselhadas a ficar em casa, se possível — e evitar caminhadas e corridas na floresta, levar cachorros no máximo para passeios curtos na coleira. As autoridades locais decidiram deixar as creches abertas, apesar das crianças terem sido proibidas de sair.
Os avisos também foram feitos aos habitantes das áreas vizinhas ao sul de Berlim.
Na tarde desta quinta-feira, 20, a polícia da capital alemã publicou no Twitter que houve um “possível avistamento” do animal dentro dos limites da cidade.
“O objetivo principal, se possível, é capturar o animal, se necessário com um anestésico”, disse o prefeito de Kleinmachnow, Michael Grubert. “Outras medidas só serão tomadas caso a caso pelos policiais no local, se suas próprias vidas ou as de outras pessoas estiverem em perigo.”
A polícia também explicou que procurou informações sobre de onde o animal veio durante a noite, no entanto, nenhum dos zoológicos, abrigos de animais, circos ou outras instalações que eles verificaram tinham animais em falta.
De acordo com Grubert, não havia informações sobre um ser de propriedade privada na área e o prefeito acrescentou que não sabia se possuir um animal desse tipo era permitido. As autoridades consideram improvável que o animal tenha ido muito longe de onde foi avistado pela primeira vez.