Pop

'Pejotização' e 'tokenização': as 8 palavras que podem entrar oficialmente para a língua portuguesa

Os exemplos estão na ‘lista de espera’ do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, e podem ser reconhecidos como parte do idioma em breve

O termo "terrir", que mistura terror e humor, pode se tornar oficial no vocabulário da língua portuguesa (Giovanna Faustini/flickr/Flickr)

O termo "terrir", que mistura terror e humor, pode se tornar oficial no vocabulário da língua portuguesa (Giovanna Faustini/flickr/Flickr)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 14 de julho de 2025 às 16h04.

Última atualização em 14 de julho de 2025 às 16h21.

Tudo sobreDicas de Português
Saiba mais

A língua portuguesa está em constante evolução. A depender dos novos dialetos, algumas palavras novas surgiram na boca das pessoas — e estão prestes a ser oficialmente incorporadas ao vocabulário. Entre elas, estão "terrir", "tokenização" e "pejotização".

Embora ainda não façam parte do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), podem ser reconhecidas como parte do idioma em breve. As palavras estão entre as mais de oito candidatas que aguardam decisão da Academia Brasileira de Letras (ABL).

O Volp é o documento oficial que estabelece a grafia correta de cada palavra na norma culta do português brasileiro. Diferentemente dos dicionários, como o Houaiss e o Aurélio, que são descritivos e incluem termos do cotidiano, o Volp foca na norma-padrão da língua. Ele não define o significado das palavras, mas sim como elas devem ser escritas e flexionadas, como no caso do plural de couve-flor ou das palavras com feminino irregular.

Conheça as palavras e seus significados

A ABL leva em consideração vários fatores antes de incorporar uma palavra ao Volp. O principal é que ela tenha estabilidade e continuidade no uso. Ou seja, não basta ser uma "palavra da moda", que aparece em meme, séries e depois desaparece. É necessário que o termo seja utilizado de forma constante e estável em textos escritos, como livros, artigos acadêmicos, e até mesmo em sentenças judiciais.

Entre as palavras mais comentadas que estão na "sala de espera" da ABL, estão "terrir", "disania" e "pejotização". Cada uma delas reflete mudanças culturais, sociais e tecnológicas. Veja abaixo:

  • Disania: a dificuldade extrema de sair da cama pela manhã, mesmo após uma boa noite de sono.
  • Terrir: um gênero de filme ou obra que mistura elementos de terror com humor.
  • Pejotização: a prática de contratar trabalhadores como pessoa jurídica (PJ) em vez de empregá-los como CLT.
  • Cordonel: lona têxtil revestida com borracha crua, utilizada principalmente no conserto e na vulcanização de pneus.
  • Microssono: brevíssimo período de sono, geralmente de poucos segundos, que ocorre de forma involuntária.
  • Tokenização: na área de segurança, tokenizar é substituir um dado sensível (como um número de cartão de crédito) por um código aleatório (o token), que não tem valor fora do sistema que o criou.
  • Reclínio: ação ou estado de inclinar-se, dobrar-se, afastar-se de uma posição perpendicular ou deitar-se.
  • Retrofitagem: processo de modernização de edifícios antigos, com a inserção de tecnologias e melhorias sem alterar a estrutura original.

Recentes palavras incorporadas ao Volp

A língua portuguesa também tem evoluído com o tempo, especialmente com a influência de movimentos sociais, inovações tecnológicas e a pandemia. Alguns exemplos de palavras que foram recentemente adicionadas ao Volp incluem:

  • Telemedicina
  • Sororidade
  • Homoparental
  • Cibersegurança
  • Covid-19
Acompanhe tudo sobre:Dicas de PortuguêsCuriosidadesCPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)Escolas de línguas

Mais de Pop

Imagine Dragons no Brasil: pré-venda de ingressos para show extra começa hoje; veja como comprar

Antes de show da turnê Cowboy Carter, músicas inéditas de Beyoncé são roubadas durante assalto

Imagine Dragons no Brasil: banda anuncia data extra de show em SP; veja como comprar ingressos

Besouros ameaçam destruir 100 mil livros históricos em biblioteca milenar; entenda